Notícias
LITERATURA
Autora lança livro infantil sobre identidade negra na Biblioteca Pedagógica
23/05/2022 | 09h53
Autora lança livro infantil sobre identidade negra na Biblioteca Pedagógica

A história de Alika, uma menina de 10 anos, negra e periférica que sonha em ser princesa ganhou vida nas páginas do livro “Aqui no morro, tem princesa sim!”. De autoria de Simone Botelho, a obra terá um evento de lançamento na Biblioteca Pedagógica de Limeira no dia 27 de maio (sexta-feira), às 9h e às 13h30. A atividade contará com contação da história e um bate-papo com a autora e terá participação de alunos da Emeief Prof. Maria Apparecida de Luca Moore e da Emeief Aracy Nogueira Guimarães.

Na trama, narrada em formato de conto, a protagonista tem a oportunidade de conquistar seu sonho por meio da magia do carnaval. “Mas para alcançar seu reinado, a protagonista terá que superar seus medos e ter fé. A história tem todo encantamento de um conto de fadas, com direito a fada madrinha e uma pitada de magia”, descreve a sinopse da obra, lançada pelo selo Albatrozinho, da Editora Albatroz.

De acordo com a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, a autora traz uma história delicada e presenteia o jovem leitor com uma narrativa que fala da importância sobre identidade negra e representatividade para crianças. “O livro explica que princesas não precisam ser aquelas que vivem em castelos e podem fazer parte de outras realidades, estar presentes nas escolas e dentro de casa”, observa ela.

“Nesse sentido, o livro busca trabalhar a autoestima de crianças ao reforçar a importância do amor-próprio e valorização das próprias origens. Histórias como essa contribuem para que a literatura infantil seja um instrumento de empoderamento, auxiliando na formação crítica e leitora das crianças, dando estrutura para enfrentar o mundo com mais segurança”, complementa a coordenadora da Biblioteca Pedagógica.

Sobre a autora

Simone Botelho é formada em Pedagogia e pós-graduada em Artes da Educação. É professora na rede pública de São Paulo. Pensante nas causas raciais e periféricas, desenvolve trabalhos ligados à valorização da cultura negra como ferramenta à conscientização sobre a questão racial. A escritora é paulistana, colunista do Jornal Empoderado e atuante em projetos ligados ao terceiro setor.

Notícias recomendadas para você