Prefeitura efetiva plano de carreira e GCM ganha subinspetores
19/05/2022 | 17h37
Prefeitura efetiva plano de carreira e GCM ganha subinspetores

O prefeito Mario Botion e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, se reuniram hoje (19) com os novos subinspetores da Guarda Civil Municipal (GCM). Os membros da corporação passaram por um concurso interno, atendendo a diversos requisitos. A medida efetiva o plano de carreira da GCM, previsto no estatuto da categoria, outra etapa do plano de governo Mario Botion.

O chefe do Executivo destacou o trabalho da atual administração em concretizar o que prevê o estatuto da GCM. “Começamos com uma mudança importante que foi a criação do comando e subcomando da GCM e agora efetivando a criação das subinspetorias. Assim, esses profissionais poderão exercer o trabalho de maneira mais direcionada dentro da guarnição”, afirmou Botion.

Ele ainda observou que as melhorias vão refletir, inclusive, no atendimento à população. “Isso vai ao encontro do que buscamos dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, de oferecer mais segurança aos nossos munícipes, entregando um serviço de qualidade também por meio da Guarda Civil Municipal. Além disso, é a valorização dos nossos servidores públicos, um compromisso do nosso plano de governo”, falou.

O comandante interino da GCM, André Emílio Maezzi Hailer, pontuou as melhorias promovidas com a criação das subinspetorias. “Agradeço o Executivo por ter dado esse passo importante na organização e hierarquia da GCM. É um anseio antigo da corporação e, em pouco tempo, já enxergamos uma grande mudança, principalmente nas questões do dia a dia”, comentou Hailer.

Wagner Marchi citou que esse foi um compromisso do prefeito Mario Botion quando ele assumiu a secretaria. “O papel fundamental que os subinspetores têm é de servir como elo para levar as necessidades daquilo que está sendo vivenciado no dia a dia para a gestão. Isso traz muitos ganhos à corporação e à população, graças ao empenho da administração”, disse.

Dentro do processo de efetivação do plano de carreira, o Executivo apresentou um projeto de lei complementar – aprovado e sancionado – que altera dispositivos do Estatuto da GCM, entre eles, a criação das inspetorias, e respectivamente subinspetorias, como: segurança urbana, segurança rural e ambiental, administração, logística e suprimentos, tecnologia da informação e ensino. Com a definição dos subinspetores, eles poderão ascender a inspetores e estarão aptos para serem nomeados comandante ou subcomandante.