CONSCIENTIZAÇÃO
Palestra desmistifica esquizofrenia e opõe-se ao preconceito
19/05/2022 | 12h05
Palestra desmistifica esquizofrenia e opõe-se ao preconceito

Estão abertas a partir desta quinta-feira (19) as inscrições para a palestra “Conscientização sobre a Esquizofrenia - Visibilidade sobre o transtorno mental e combate ao preconceito”, marcada para o dia 27, às 9h. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), com apoio do Senac Limeira - instituição que sediará o evento. O Senac fica na Rua Quadros Sobrinho, 1, no Centro.

A palestra é uma alusão ao “Dia Nacional da Pessoa com Esquizofrenia”, instituído em 24 de maio. A data, já consagrada internacionalmente, tem o objetivo de dar visibilidade ao transtorno mental e combater o preconceito sobre a doença. O tema será abordado pelo psiquiatra Lucas Dantas Bueno e pelo psicólogo e coordenador do Caps II, Júlio Cesar Fontes.

A esquizofrenia é caracterizada pela dissociação entre o que é real e o que é imaginário por parte do indivíduo. São alucinações ou alterações da percepção, que o levam a ouvir vozes, ter visões e sensações não compartilhadas por outras pessoas, mas que para o paciente parecem reais. Essas alucinações podem impactar o comportamento e a rotina da pessoa, dificultando as relações e a vida social.

Referindo-se a dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a chefe da Divisão de Especialidades da Secretaria de Saúde, Mayra Antonieta Vasconcelos Araújo, informa que a esquizofrenia acomete 21 milhões de pessoas no mundo inteiro. No Brasil, conforme estimativa do Ministério da Saúde, são 1,6 milhão de indivíduos com o transtorno. Ela ressalta que, geralmente, a doença se manifesta no fim da adolescência e início da vida adulta.

A esquizofrenia é incurável, mas segundo Mayra, o tratamento medicamentoso, aliado ao apoio psicossocial, permite à pessoa acometida pela doença ter uma vida produtiva e integrada à sociedade. ”Por esse motivo, é necessário superar as barreiras da discriminação, trabalhando a reintegração desse indivíduo no meio social”, salientou.

Na palestra, serão oferecidas 80 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: www.bit.ly/diadaesquizofrenia. O prazo de inscrição vai até dia 25 ou até o encerramento das vagas.

Confira a programação:

8h30 às 9h - Credenciamento;
9h às 9h30 - Abertura;

9h30 às 9h45 - Apresentação do trabalho desenvolvido pelo Caps 2, com o psicólogo Júlio Cesar Fontes;

9h45 às 11h - Palestra com o psiquiatra Lucas Dantas Bueno;
11h às 12h - Debate e considerações finais;