Prefeito abre nova edição do Mês da Empregabilidade
02/05/2022 | 15h33
Prefeito abre nova edição do Mês da Empregabilidade

O prefeito Mario Botion abriu, nesta segunda-feira (2), a edição 2022 do Mês da Empregabilidade, que acontece em maio em parceria com diversas instituições. A cerimônia de abertura ocorreu na Escola Senai Luiz Varga e foi acompanhada por autoridades e alunos, que assistiram a uma palestra sobre autoliderança com a gerente de Recursos Humanos da Stampline Metais Estampados, Ana Flávia Pires Xavier.

O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, do diretor do Senai, Mário Eduardo Cazão, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazzetta, do gerente regional do Sebrae Piracicaba, Fábio Gerlach e da coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Limeira, Gisele Felippe Rodrigues de Oliveira.

Neste ano, palestras, oficinas de currículos, rodas de conversa, orientação profissional e outras ações, voltadas à empregabilidade e ao mercado de trabalho, acontecerão em instituições de ensino – entre elas, algumas escolas estaduais de Limeira, pela primeira vez, e faculdades. O objetivo é fomentar o contato direto dos estudantes com o mercado de trabalho e prepará-los profissionalmente.

Para o prefeito Mario Botion, levar o Mês da Empregabilidade às escolas estaduais é um diferencial. “Serão mais de 20 ações de capacitação, informação e oficinas para a população, em especial para os alunos que estão saindo do ensino médio e buscam uma oportunidade de emprego. Essa é a finalidade dessa iniciativa, no ponto de vista de formação profissional”, ressaltou o chefe do Executivo.

Ainda de acordo com Botion, o Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) tem, hoje, 59 empresas com mais de 120 vagas disponíveis. “Boa parte dessas vagas é destinada a pessoas capacitadas. Por isso a importância do Mês da Empregabilidade”, observou o prefeito, que citou também os dados recentes do Caged de geração de emprego em Limeira – em março, o saldo foi positivo de 499 postos de trabalho.

Tito Almirall, por sua vez, citou o intuito do Mês da Empregabilidade e o papel das parcerias com empresas e instituições de ensino. “O que estamos fazendo é aproximar os jovens do mercado de trabalho e das empresas, para que eles cheguem até o emprego ou a uma carreira mais preparados”, comentou. O secretário citou, ainda, que as ações deste mês devem atingir mais de 1,5 mil pessoas.

O presidente da Acil destacou a importância do evento com os impactos da pandemia. “Os empresários estão reativando seus negócios, investindo e contratando mais. Atividades como essa, para jovens, trazem mais qualidade de vida para a população. Limeira é uma cidade que se preocupa com isso e vem crescendo, ano a ano, nas ações para tornar isso possível”, afirmou Bozza Gazzetta.

Cazão, por sua vez, afirmou que as iniciativas da prefeitura vão ao encontro das atividades do Senai. “Preparamos os jovens para que eles atendam às necessidades do mercado de trabalho”, resumiu. Já o gerente do Sebrae enfatizou a necessidade de os jovens mostrarem um diferencial no mercado do trabalho. “Eles devem ser muito bons no que fazem”, pontuou.

O Mês da Empregabilidade tem uma extensa programação de eventos, que pode ser consultada no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/empregabilidade).