MEMÓRIA
Prefeitura promove palestra sobre saúde do trabalhador no período pós-pandemia
28/04/2022 | 15h12
Prefeitura promove palestra sobre saúde do trabalhador no período pós-pandemia

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado hoje (28), foi o tema de um encontro realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Grupo Gestor, na Câmara Municipal. O evento teve a palestra “Pós-Covid-19: implicações e desafios na saúde dos trabalhadores”, com o mestre em saúde coletiva, Alessandro José Nunes da Silva.

Representando o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank compôs a mesa de abertura ao lado do presidente da Câmara, o vereador Sidney Pascotto – Lemão da Jeová Rafá –, do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, do chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Thiago Barudy, e da coordenadora do grupo gestor do Programa Saúde do Trabalhador, Ivanice da Silveira Santos.

A vice-prefeita enalteceu a presença das pessoas na discussão desse tema. “É extremamente importante esse momento e trago, em nome do prefeito Mario Botion, a certeza que toda a equipe da prefeitura está de mãos dadas e comprometida com essa causa para estabelecermos medidas que garantam que as condições dos trabalhadores sejam melhores”, afirmou Erika Tank.

Alexandre Ferrari, por sua vez, relembrou que o último evento presencial relacionado à data foi em 2019 e agradeceu a participação dos presentes. “Essa é uma data de não conformismo com as situações a que muitos trabalhadores ainda são colocados em seus locais de trabalho”, falou o diretor, que citou o caso recente de uma ação conjunta que resgatou trabalhadores em situações análogas à escravidão em Limeira.

O presidente do Legislativo deu as boas vindas aos participantes e enfatizou que a Câmara também está atenta ao tema. “Um debate como esse nos traz muita aprendizagem. Essa Casa de Leis está de portas abertas para discussões como essa”, observou Lemão da Jeová Rafá. A vice-presidente da Câmara, a vereadora Lu Bogo, também esteve presente no evento.

Thiago Barudy endossou a fala de Alexandre Ferrari. “Falar em saúde do trabalhador é pensar em condições adequadas de trabalho, com foco na prevenção para que acidentes não aconteçam. Portanto, é importante a colaboração de todos”, disse. Já Ivanice destacou o fato de a discussão em torno das ações e a lembrança das vítimas de acidentes de trabalho serem um “momento democrático”.

Também participou do evento, a gerente regional de Piracicaba do Ministério do Trabalho, Gabriela Mendonça de Albuquerque, além de profissionais ligados a sindicatos de Limeira e região e da área de segurança e saúde do trabalhador. A palestra foi transmitida no canal do YouTube da Câmara (youtube.com/camaradelimeira).