CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO
Cursos profissionalizantes são concluídos mediante parceria da prefeitura
14/04/2022 | 18h03
Cursos profissionalizantes são concluídos mediante parceria da prefeitura

O Centro de Ressocialização (CR) de Limeira foi palco nesta quinta-feira (14) da cerimônia de formatura de 15 reeducandos que concluíram os cursos de “Instalador Hidráulico Predial” e de “Assentador de Revestimento Cerâmico”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a unidade prisional, o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o Fundo Social, a Prefeitura de Limeira e o Senai.

Segundo o diretor do CR, Fernando Gonçalves Pedro, o objetivo da ação é capacitar os internos, oferecendo mais oportunidade de colocação no mercado de trabalho, quando eles estiverem em liberdade. “Nós acreditamos na ressocialização. Esses cursos de qualificação oferecem a possibilidade de recomeçar, tanto profissional, quanto socialmente”, afirmou.

Os cursos foram divididos em aulas teóricas e práticas, e nesta segunda etapa, os alunos colocaram a “mão na massa” e fizeram a reforma integral do banheiro coletivo de uma das alas do CR. Para tanto, eles assentaram o piso, o revestimento das paredes e também atuaram na instalação hidráulica. E as atividades não pararam por aí.

Representando o prefeito Mario Botion, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, desejou sucesso aos formandos, ao enfatizar a grandeza do momento. Ela observou ainda que esta gestão tem a preocupação em apoiar as ações de qualificação no CR.  “Hoje é um marco na vida de vocês, pois a formação profissional faz diferença na vida das pessoas”, disse Aucélia.

Já o estabelecimento de parcerias foi destacado pela presidente do Fundo Social, Lígia Zampar, que na ocasião representou a primeira-dama, Roberta Botion. “A educação é fundamental no processo de ressocialização, vocês terão a partir de agora a oportunidade de recomeçar”, frisou.

Aos 32 anos, P.L.V. estava no grupo de formandos. Feliz pela conquista, ele contou que além dos cursos profissionalizantes oferecidos no CR, também teve a chance de terminar o Ensino Médio. Prestes a ganhar a liberdade, ele revelou que já está pensando em fazer o ensino superior. “Pretendo agora estudar Tecnologia da Informação”, comentou.

Também participaram da solenidade,  o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, o presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal, Jeferson Luis Francischetti, o diretor do Senai, Mario Eduardo Casão, a coordenadora da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Limeira, Maura Andrea Baldo Gonçalves, representantes do IAP (Instituto Ação pela Paz),  entre outros.