Pré-estreia da Via-Sacra é aplaudida de pé
11/04/2022 | 11h22
Pré-estreia da Via-Sacra é aplaudida de pé

O público que lotou a Comunidade São José de Anchieta na noite de ontem (10) aplaudiu de pé a pré-estreia da maior história de todos os tempos cantada pelo povo de Limeira, a Via-Sacra – Ano XXX. Prática adotada pela atual administração, desde 2017 a encenação é levada aos bairros da cidade, como uma medida de descentralizar o acesso à cultura. A realização do evento é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Antes do início do espetáculo, as autoridades presentes falaram com o público. Estiveram presentes o prefeito Mario Botion, a primeira-dama Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários José Farid Zaine (Cultura) e Sérgio Moreira (Comunicação Social) e o padre Jefferson, que atua na comunidade e destacou sua alegria em receber esse espetáculo tão tradicional para a população limeirense naquela região.

Para o prefeito Mario Botion, “sempre foi uma meta tornar a cultura cada vez mais acessível à população, sendo que ‘deslocar’ grandes projetos aos bairros, como ocorre com a Via-Sacra, o Festival Nacional de MPB Canta Limeira e o Festival Nacional de Teatro, fortalece essa dinâmica”.

O secretário de Cultura ficou satisfeito com o retorno da apresentação. “Por conta da pandemia, tivemos que interromper as apresentações da Via-Sacra por dois anos. Seu retorno nos enche de alegria e também de esperança, de que finalmente estejamos vencendo esse momento triste que o mundo ainda atravessa; então, seu retorno acaba sendo ainda mais significativo”.

Nesta semana, a Via-Sacra estreia na região central. Pela primeira vez, ela será encenada dentro do Teatro Vitória "Emiliano Bernardo da Silva", às 20h, nos dias 14, 15 e 16, com entrada franca. “Optamos pela apresentação dentro do teatro, pois quando iniciamos a produção do espetáculo, em janeiro, ainda não tínhamos muitas definições de como avançaríamos em relação à pandemia; mas o espetáculo mais intimista vai, certamente, emocionar o público que for prestigiar a apresentação”, finalizou Farid.