Doutores da UFSCar participam de live sobre prevenção à violência
05/04/2022 | 16h12
Doutores da UFSCar participam de live sobre prevenção à violência

A Secretaria de Educação de Limeira promove, na próxima segunda-feira (11), uma live com o tema: “Prevenção de Violência: Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos”. A live é realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), eixo “Prevenção de Violência”. Para acompanhar, basta acessar o canal da pasta no YouTube: educacaolimeira.

Voltada à comunidade escolar e à população em geral, a iniciativa atende à lei 6.570, de autoria da vereadora Mariana Calsa, sancionada pelo prefeito Mario Botion no ano passado. A lei assegura aos profissionais e alunos das escolas municipais o direito à participação em programa educacional de prevenção à violência doméstica e o conhecimento acerca da lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha.

A abertura será às 17h, com o secretário responsável pela pasta, André Luis De Francesco, e a vereadora Mariana Calsa. Na sequência, às 17h30, haverá uma sessão de formação continuada, com os professores doutores, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva e Rosimara Correia da Silva, e da mestre em Educação e professora da rede municipal de Limeira, Helenice Magalhães.

Alexandre é pedagogo, mestre e doutor em Educação pela UFSCar. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFSCar. No Niase, coordena o eixo “Tertúlias Dialógicas” e desenvolve pesquisas na área da Educação e Prevenção à Violência.

Rosimara também é pedagoga, mestre e doutora pela UFSCar. Atua como professora da Educação Básica no município de São Carlos. Suas principais áreas de pesquisa são, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Antirracista, Comunidades de Aprendizagem e Prevenção à Violência.

Igualmente formada em Pedagogia, Helenice faz doutorado em Educação pela UFSCar, além de integrar o Niase, participando dos eixos: Comunidades de Aprendizagem, Educação Antirracista e Prevenção à Violência. É professora da Educação Infantil na Prefeitura de Limeira. Atualmente faz parte da Equipe de Formação de Professores da Secretaria de Educação.