EXAMES
Atendimento regional para mulheres traz carreta de mamografia a Limeira
31/03/2022 | 17h27
Atendimento regional para mulheres traz carreta de mamografia a Limeira

A Carreta da Mamografia estará no Parque Cidade entre os dias 12 a 23 de abril. Atualmente, Limeira não tem demanda reprimida pelo exame. Contudo, em razão da localização estratégica e da excelência dos serviços de saúde, o município irá receber a carreta, que terá como prioridade atender pacientes das cidades da região. Ao todo, serão oferecidos 500 exames.

“Limeira é autossuficiente na oferta de mamografias. Contamos, inclusive, com um equipamento digital de última geração, que entrou em operação no ano passado na Policlínica”,  enfatizou o prefeito Mario Botion. “Fico honrado com a vinda desse programa ao município, e ao mesmo tempo, feliz em acolher pacientes de cidades vizinhas”, completou o chefe do Executivo.

O Secretário de Saúde, Vitor Santos, esclareceu que a pasta recebe, em média, 414 pedidos de mamografia por mês. O número, conforme ele, é inferior à capacidade de atendimento da rede municipal. “Só o mamógrafo da Policlínica está apto a fazer mais de 500 exames por mês”, frisou. Além desse equipamento, a mamografia é oferecida pela Santa Casa, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e prestadores de serviços.

No ano passado, conforme levantamento da diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, 7.405 mulheres submeteram-se ao procedimento, incluindo 3.083 exames contabilizados durante o “Outubro Rosa” - mês dedicado à prevenção do câncer de mama. “Neste ano, já agendamos 883 exames, mas descontando-se as faltas, temos 723 mamografias efetivadas”, observou Andresa.

FAIXA ETÁRIA

Os atendimentos na carreta são voltados às mulheres de 50 a 69 anos e  ocorrem de maneira facilitada. A Secretaria Estadual da Saúde salienta que que não é preciso de pedido médico para fazer o exame, basta apresentar o documento de identidade (RG) e o cartão SUS.

Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem fazer o exame, mas nesse caso, devem apresentar o pedido médico, além do RG e do cartão SUS. A regra segue portaria referente à faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A mamografia é indicada às mulheres que fizeram o exame anterior há mais de 12 meses. Antes desse prazo não há necessidade de repeti-lo, a não ser por recomendação médica, sendo igualmente necessário apresentar o pedido no momento do exame.

Após atendimento, as mulheres já saem da carreta com a imagem do exame em mãos, sendo que o laudo estará disponível pela internet em 48h. O endereço para acesso ao laudo será informado pelos atendentes da carreta.

SERVIÇO

Promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, a iniciativa faz parte do “Programa Mulheres de Peito” e recebe apoio da Prefeitura de Limeira, que cederá parte da estrutura necessária, como tendas e cadeiras.

As interessadas devem comparecer ao Parque Cidade (Rua João Kühl Filho, s/nº - Vila São João), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Serão entregues 50 senhas por dia (25 de manhã e 25 à tarde) e, no sábado, 25 senhas. A carreta não funcionará no dia 15, em razão do feriado.