'BOOM' CULTURAL
De graça, oficinas culturais "invadem" Limeira nos próximos meses; saiba todos os detalhes
30/03/2022 | 16h33
De graça, oficinas culturais

Visando à promoção da cultura e ao acesso a atividades culturais de qualidade em vários pontos da cidade, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, abre mais de 800 vagas vagas para 33 cursos gratuitos ao longo de 2022. O programa, que se divide em duas etapas, recebe inscrições em abril e julho.

“O objetivo da iniciativa é descentralizar o acesso aos cursos de formação cultural, por meio do nosso Departamento de Formação para as Artes, abrindo espaço aos trabalhadores da área da cultura e oferecendo mais alternativas à população limeirense”, explicou o prefeito Mario Botion. Ele pontuou que, com a medida, que é pioneira com recursos totalmente oriundos dos cofres municipais, serão investidos R$ 54.800 em 2022 nesta proposta. "Já era uma medida que estudávamos desde 2019, mas que por conta da Pandemia da Covid-19, e seu agravamento, tivemos que adiar", declarou. "Queremos que nossa cidade também fique conhecida como uma cidade que se investe sim em cultura, mesmo em momentos de crise", finalizou.

No total, são 24 profissionais que assinam as atividades gratuitas que ocorrem em 15 bairros: Centro, Jardim Aeroporto, Parque Nossa Sra. das Dores, Jardim Santo André, Residencial Rubi, Jardim Ipiranga, Jardim Santa Adélia, Parque Hipólito, Jardim Residencial Santina Paroli Peccinino, Jardim Residencial Roseira, Jardim Vista Alegre, Vila Paraíso, Bairro Rural dos Pires, Vila São João e Parque Residencial Belinha Ometto.

“Penso que somos um dos municípios pioneiros neste sentido, visto que, até 2016, o Estado, por meio de uma Organização, mantinha em Limeira a fantástica Oficina Cultural Carlos Gomes, infelizmente desfeita pelo Estado naquele ano, com uma equipe muito capacitada que fez história na Cultura da cidade”, relembrou o secretário de Cultura, José Farid Zaine. Em 2017 e 2018, com verba vinda do Estado, depois que eu e o prefeito Mario Botion fomos até São Paulo solicitar essa parceria, Limeira seguiu oferecendo oficinas culturais, com um formato totalmente diferente, visto que, então, uma equipe municipal passou a cuidar dessa ação", seguiu.

"Porém, o Estado não seguiu com essa ideia e, então, surgiu a iniciativa do município elaborar um Plano de Trabalho e Edital próprios, aprovada completamente pelo Prefeito Mario Botion e sendo colocada em prática pela equipe que gere a cultura municipal desde então, buscando preencher lacunas dentro do acesso à formação artística primária", finalizou o secretário.

As oficinas do primeiro semestre, que acontecem entre os meses de maio e julho, são: Encontros Sensíveis Com A Terra - Perfumes, Cristais, Belezas; Caixotes Reutilizáveis; Oficina De Canto Para Crianças: “O Encanto Da Voz”; Oficina De Canto: “O Encanto Da Voz”; Oficina Cultura LGBTQIA : Arte Brasileira Queer; Oficina De Capoeira; Oficina De Balé: Os Primeiros Passos De Um Bailarino; Iniciação Ao Baby Class; Samba Rock - Primeiros Passos; Iniciação Em Dança; Passinho Flashback; Fotografia Autoral; A Fotografia Na Construção Visual De Histórias; Oficina De Moda: Comunicação Estética - Plástica Do Vestuário e A Linguagem Corporal; Oficina De Hip Hop: Meu Primeiro Beat; O Teatro Aliado Ao Desenvolvimento Infantil; Oficina De Teatro Montagem: “A Morta” De Oswald De Andrade; e Teatro Sensorial.

Já as oficinas do segundo semestre acontecem entre agosto e novembro e são: Pátina Em Madeira; Árvore De Mandalas; A Escrita De Cinema; O Circo E Suas Possibilidades, Oficina De Yoga “Bem Viver”; Balé - Meus Primeiros Passos; Danças Urbanas: Locking, Popping E Break; Dança De Salão - Forró E Sertanejo; Passinho Flashback; Se Liga No Funk; Oficina De Fotografia: Selfie Feminina; Oficina De Moda: Amarração De Turbantes; Oficina De Música: Maracatu De Baque Virado; Fazer Teatral; e Iniciação À Arte Do Ator.

Confira os detalhes de cada oficina no link: https://bit.ly/ofcultura