CÃES E GATOS
Prefeitura inicia programa de castração; meta no ano é atingir 4,5 mil animais
30/03/2022 | 13h12
Prefeitura inicia programa de castração; meta no ano é atingir 4,5 mil animais

O prefeito Mario Botion e a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, assinaram ontem (29) o termo de credenciamento para prestação de serviços de castração de cães e gatos. É uma primeira etapa do trabalho. Até o final do ano, a secretaria prevê realizar 4,5 mil castrações.

“Tudo que realizamos, tem um planejamento. Estamos resolvendo uma questão de saúde pública e avançaremos ainda mais”, afirmou o prefeito Mario Botion. Ele lembrou que, nesta etapa, estão sendo utilizados recursos próprios do orçamento para a execução do programa.

O ato de assinatura dos termos ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito e teve a presença dos proprietários das cinco clínicas veterinárias que foram habilitadas no chamamento público: Sérgio Luis Fernandes, Pet Shop Mayer Ltda, Stipp Comércio Varejista, West Farm Pet Shop Ltda e Rafael Miranda de Oliveira ME.

As clínicas foram credenciadas para somadas realizarem 800 procedimentos de castração. O valor total do investimento é de R$ 191 mil. O programa atende famílias com tutores de baixa renda - cadastradas por meio do programa Bem Estar Animal nos Bairros.

“IDÔNEO”

O programa percorreu ao longo das últimas semanas o Geada, Jardim Aeroporto e Parque Hipólito. Atualmente, o serviço se encontra no Cecap. Já foram cadastrados 591 animais de um total de 800 que serão submetidos a castração, por meio do credenciamento.

Os procedimentos cirúrgicos terão início na próxima semana. A seleção das famílias obedece critérios do Cadastro Único, mecanismo que comprova a condição de baixa renda.

Sérgio Fernandes, proprietário de uma das clínicas credenciadas, destacou a relevância social do programa. “ A Prefeitura está adotando um programa bastante idôneo”, destacou. “O trabalho tem um caráter social relevante, pois é uma forma da população de baixa renda garantir o atendimento de seus animais”.