EMCEA
Alunos de Artes Plásticas têm aula externa no Bosque Prefeita Maria Thereza
30/03/2022 | 11h20
Alunos de Artes Plásticas têm aula externa no Bosque Prefeita Maria Thereza

Os alunos do curso de artes plásticas, ministrado pela artista Lea Moraes, na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), avançaram os limites da escola em uma aula externa realizada no Bosque Prefeita Maria Thereza. A escola faz parte do Departamento de Formação para as Artes, da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A atividade, que segue também nas próximas semanas, tem como objetivo promover a exploração do espaço externo da escola e expandir o olhar dos alunos do primeiro ano do curso para a prática do desenho, por meio da percepção da natureza, da observação das formas e da experiência de desenhar a partir do natural. “A prática do desenho de observação da paisagem ajuda na construção de um repertório estético, em que a linha e a forma se apresentam de diferentes maneiras para cada um que executa os exercícios propostos”, explicou a professora Lea, que é servidora da Prefeitura.

Na ocasião, os alunos trabalham linhas concretas e orgânicas, a partir das observações desenvolvidas por eles mesmos no ambiente em que estão. “A experiência sobre criação de desenho em forma de linhas foi enriquecedora. Os exercícios que a professora Lea instigou-nos a desenvolver mostram que podemos pôr no papel as linhas orgânicas e as linhas concretas, fluindo com a liberdade de criar. Foi enriquecedor para mim esta tarde, sendo que tenho buscado novos  desafios e sempre acreditei que tinha que representar as formas de maneira rígida”, comentou a aluna Loíde Rita Pizani.

Odamerson Alfredo Ferreira Abreu também deixou seu relato sobre a atividade. “A experiência é fora do comum da sala e ateliê. Uma vivência diferenciada em meio a vida do cotidiano corrido, uma pausa para a apreciação de detalhes que passam batido, no dia a dia, acentuado pela proposta de desenho de observação”, disse.

A atividade é ainda um meio de estimular os alunos a saírem da zona de conforto e experimentarem novos olhares e tentativas de desenho. “Adorei a experiência de estar em um ambiente mais livre e fora da zona de conforto, onde já estamos acostumados a desenhar numa mesa e sentadinhos na cadeira. Tivemos o desafio de parar e prestar atenção na natureza e escolher, dentre tantas particularidades, o que iríamos querer registrar no nosso desenho”, relatou Isabella Dias da Silveira.

A Emcea oferece o curso gratuito de Artes Plásticas nas modalidades: Aquarela, Desenho e Pintura a Óleo. Além de Lea, o espaço conta com aulas de Gilio Mialichi, na mesma modalidade.

A escola fica na rua Boa Morte, 471, Centro. O contato pode ser feito pelo telefone 3441-5493.