VISTA ALEGRE
Prefeito inaugura nova UBS, mais ampla e moderna; população aprova
26/03/2022 | 16h36
Prefeito inaugura nova UBS, mais ampla e moderna; população aprova

O prefeito Mario Botion inaugurou na manhã deste sábado (26) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Vista Alegre. A estrutura leva o nome de Olívio Rodrigues, que atuou por mais de 20 anos na Receita Federal. A viúva, Eunice Affonso Rodrigues, participou da solenidade. “Estou muito orgulhosa, agradecida e honrada por estar aqui”, relatou.

O prédio foi construído na mesma área onde funcionava a antiga UBS do bairro – eram duas casas adaptadas construídas na década de 70, imóveis pertencentes à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). A nova UBS, ampliada e modernizada, foi construída após o município ter adquirido a área em permuta realizada com o governo estadual.

O investimento na construção foi de R$ 866.741,41, valor obtido a partir de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi. A nova UBS tem 363,17 metros quadrados de área construída (a anterior possuia 195,75 metros quadrados, o que representa uma expansão de 85%).

A UBS tem três consultórios médicos, consultório de odontologia e farmácia com entrada externa. O espaço possui também sala de inalação, sala de curativos, recinto para coleta de exames, área para reunião, administração, sala de espera com banheiros adaptados e vagas de estacionamento.

A média de atendimentos mensais na unidade é de 1,2 mil pacientes.

DEPOIMENTOS E ELOGIOS

Além de Botion, estavam presentes na inauguração, a primeira-dama Roberta Botion, o deputado federal Miguel Lombardi, a vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, e o secretário Vitor Santos (Saúde). Também compareceram, os vereadores Ju Negão, Lu Bogo, Mariana Calsa, Terezinha da Santa Casa, José Roberto Bernardo, Everton Ferreira, Betinho Neves, Waguinho da Santa Luzia, Marco Xavier, Helder do Táxi, Airton do Vitório Lucato e João Antunes Bano, além de secretários municipais e moradores do bairro. O padre Ricardo Aguiar de Araújo, da Paróquia de Santa Luzia, fez a benção do local.

O secretário Vitor Santos afirmou que o novo prédio permitirá atender com uma estrutura melhor a demanda de pacientes da região. Ele ainda fez um elogio ao deputado Miguel Lombardi. “Sem a ajuda permanente do seu mandato, não seria possível a Saúde ter avançado bastante em qualidade como avançou”, declarou, dirigindo-se a Miguel.

Érika Tank lembrou que a construção da unidade foi um compromisso da campanha de reeleição de Mario Botion. “Estivemos aqui na campanha, e agora estamos fazendo essa entrega”, declarou.

Lemão da Jeová Rafá também agradeceu ao deputado e mencionou a seriedade com a qual o prefeito faz a boa gestão do dinheiro público. “Aqui, ele (Botion) tocou em uma ferida de anos, e agora faz essa entrega”, disse, referindo-se ao impasse com o prédio.

Roberta Botion agradeceu o trabalho de Miguel Lombardi em ajudar à administração e também ao prefeito pelo trabalho realizado. “A comunidade vai ganhar muito com a nova UBS”, pontuou.

O deputado Miguel Lombardi enalteceu a parceria com o prefeito. “É nossa obrigação buscar os recursos e devolver para a comunidade em troca dos impostos pagos”, disse. Para Miguel, porém, é fundamental a atuação de um prefeito sério, honesto e com gestão efetiva, falou, numa referência a Botion.

O prefeito fez o relato do esforço de sua administração para construir a nova UBS e agradeceu a parceria com o deputado Miguel. “Nossos funcionários vão trabalhar em um local muito mais confortável. E os pacientes também serão beneficiados e melhor acolhidos por estarem em um prédio moderno e amplo”, citou.

TESTEMUNHOS

O aposentado José Arnaldo Volpato, que fará 83 anos neste domingo, compareceu na solenidade de terno e gravata e participou do descerramento da placa de inauguração. Ele mora há 51 anos no bairro. “Acompanhei a construção da UBS desde o primeiro tijolo. Estou contente. Tudo foi feito de forma adequada”, relatou.

As aposentadas Benedita Zanzirolamo e Madalena Queiroz também aprovaram a nova UBS. “Isso para nós vai ser uma maravilha”, afirmou Benedita. “Eu entrei aí dentro e fiquei encantada. Parabéns ao prefeito e a todos que ajudaram. Ficou muito lindo”, disse.