Dia da Água é lembrado com ações de educação ambiental
18/03/2022 | 11h26
Dia da Água é lembrado com ações de educação ambiental

A Prefeitura de Limeira realiza atividades de educação ambiental ao longo do mês de março, para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela ONU em 1993, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, as ações têm como objetivo a conscientização da população sobre a importância desse recurso para a sobrevivência e para o dia a dia.

O destaque é a cartilha “Sem água, não somos nada”, que ficará disponível no site limeira.sp.gov.br/agua. O material reúne informações sobre a importância da água para seres humanos e outros seres vivos, bem como orientações sobre seu uso racional. Além disso, a cartilha mostra para a população de Limeira o caminho que a água percorre até chegar nas residências e como é o processo de tratamento de esgoto, para que não ocorra poluição dos nossos rios.

O conteúdo da cartilha é voltado para a população em geral e também pode ser utilizado para guiar o trabalho de educação ambiental nas escolas. Simone ressalta que o material será disponibilizado para a Rede Municipal de Ensino, para que os professores continuem atuando como multiplicadores de temáticas ambientais, como é o caso do consumo consciente da água e preservação de rios e nascentes. “É necessário incentivar as crianças a levar para suas famílias informações e mudanças de hábitos que auxiliam a nossa campanha de valorização da água”, diz.

Os servidores públicos municipais poderão participar da palestra “Tratamento da água”, que será ministrada por técnicos da empresa concessionária BRK Ambiental. A atividade ocorrerá no dia 24 de março, a partir das 9h, no Teatro Nair Bello. Para se inscrever, é necessário e-mail para patricia.kuhl@limeira.sp.gov.br e valdir.pereira@limeira.sp.gov.br. Haverá emissão de certificado.

No dia 11, ocorreu capacitação sobre “Outorgas”, voltada a produtores rurais e servidores municipais. A atividade foi ministrada pelo tecnólogo em saneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Juvenal Soares de Araujo Neto.