Notícias
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Campanha Julho sem Plástico visa conscientização da população
02/07/2020 | 11h32
Campanha Julho sem Plástico visa conscientização da população

A Prefeitura de Limeira lançou ontem (1º) a campanha “Julho sem Plástico”, que visa conscientizar a população sobre a redução do uso do plástico. A iniciativa integra o Calendário Oficial do Município por meio da Lei 6.349/2020, sancionada pelo prefeito Mario Botion. O Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, preparou material para que a campanha ocorra de forma virtual. Além de material informativo divulgado semanalmente, ocorrerá uma aula com a professora Carmenlucia Santos Giordano Penteado, da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, que será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da prefeitura.

 

A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, ressalta que a campanha deverá propor alternativas ao uso do plástico. “Nossa equipe realizou uma pesquisa muito rica sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, e identificamos que é importante que as pessoas se conscientizem sobre a reciclagem e também sobre a diminuição da geração de resíduos plásticos”, conta. De acordo com Patrícia, cada brasileiro produz em média 1 kg de resíduo plástico por semana, sendo que apenas 1,28% desse material é reciclado. A média mundial é de 9% do material reciclado.

 

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, afirma que o descarte incorreto do plástico pode ser muito nocivo para o ambiente e para a saúde humana. “É preciso tomar cuidado para não deixar que ele vá para o meio ambiente, seja reutilizando, destinando para a reciclagem ou, quando não for possível reciclar, dando a destinação adequada para o Aterro Sanitário”, diz. 

 

Uma dica importante é lembrar que a efetividade da reciclagem começa na hora do descarte. “Utilizando pouca água, é importante higienizar o material a ser descartado, sempre em sacos separados do resíduo orgânico. Isso contribui com o trabalho dos coletores e evita o mau cheiro e a presença de insetos”, orienta a diretora. O cronograma de coleta seletiva, que é realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pode ser consultado no site da prefeitura.

Notícias recomendadas para você