ESTRATÉGIAS
Limeira recebe mais de 50 municípios em encontro sobre saneamento rural
09/03/2022 | 17h03
Limeira recebe mais de 50 municípios em encontro sobre saneamento rural

Limeira foi sede, hoje (9), de um encontro que discutiu estratégias territorializadas de atuação governamental, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Cerca de 60 representantes de mais de 50 cidades das Bacias Hidrográficas de Piracicaba, Capivari e Jundiaí estiveram em Limeira. O encontro aconteceu no Teatro Nair Bello e contou com a presença do prefeito Mario Botion.

Compuseram a mesa de abertura, além do chefe do Executivo limeirense, o superintendente estadual da Funasa, Ronaldo Camargo, o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SP), Maurício Oliveira, o diretor da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Fernando Neves, o coordenador do projeto, Caio Fontana, e a analista de infraestrutura da Funasa, Magda Eloisa Rafaldini.

O prefeito Mario Botion citou que Limeira já tem sancionado o Plano Municipal de Saneamento, que contempla eixos importantes do Marco Legal do Saneamento Básico. “Esse projeto da Funasa será importante para traçar os caminhos e ter um mapa das necessidades de cada município. Temos em Limeira 100% de água tratada e 100% de esgoto coletado e tratado, com 99% de eficiência”, enfatizou Botion.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto de parceria entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP), que definirá ações de saneamento rural com levantamento técnico para orientação de investimentos. Após os encontros com as bacias hidrográficas de todo o Estado, serão programadas visitas a todos os 645 municípios para chegar a um diagnóstico sobre o tema.

Segundo Ronaldo Camargo, esse é um projeto pioneiro, responsável por desenhar um mapa de hierarquização das necessidades de saneamento dos municípios, vislumbrando o cumprimento do marco legal. “Isso vai nos permitir dimensionar uma política pública para o saneamento rural a partir do Estado de São Paulo para o Brasil”, descreveu o superintendente estadual da Funasa.

Também estiveram presentes a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), a prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, o prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Benedito R. da S. Filho, o prefeito de Joanópolis, Adauto Batista de Oliveira, e o prefeito de Holambra, Fernando Capato, além de vices-prefeitos e dirigentes municipais e do Consórcio PCJ.