Saúde presta conta em 79ª audiência pública
07/03/2022 | 14h19
Saúde presta conta em 79ª audiência pública

A Prefeitura de Limeira realizou, no final de fevereiro, a 79ª Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde, referente ao último quadrimestre de 2021. Diretores e representantes da pasta apresentaram as ações do município entre os meses de setembro e dezembro do ano passado. O evento ocorreu na Câmara Municipal e atende à Lei Federal 141/2012.

Pandemia

O combate à pandemia foi um dos pontos principais da audiência. O ano passado foi marcado pelo início da vacinação contra a Covid-19. Até o último quadrimestre de 2021, o município atingiu 80,55% de cobertura na primeira dose e 75,32%, da segunda. Contudo, conforme destacou o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, Limeira ultrapassou a meta do Ministério da Saúde – de 90% – em 11 meses de campanha.

Ainda sobre a pandemia, foram destacados os recursos empregados em 2021. Somente no ano passado, foram liquidados R$ 73.444.504,63 em despesas relacionadas à pandemia. A maior parte – aproximadamente R$ 62 milhões – foi direcionada à manutenção da Unidade de Referência Coronavírus (URC), criada em abril de 2020 e encerrada em setembro de 2021.

Conforme divulgado na audiência, 50% dos recursos empregados na pandemia provêm dos cofres municipais; 40%, de recursos federais, e 10%, do Estado. Vale lembrar que todas as informações sobre atos, receitas e despesas relacionadas à Covid-19 estão no Portal de Transparência da prefeitura. A medida, inclusive, foi mencionada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) entre as ações positivas de Limeira durante a pandemia.

Atenção primária

Na atenção básica de Limeira, no último quadrimestre de 2021, foram realizadas 63,6 mil consultas, entre clínica geral, pediatria, ginecologia, pré-natal e pós-parto. Atendimentos multiprofissionais (enfermaria, psicologia, nutrição, serviço social e fisioterapia), contabilizaram 9.946 nesse período. Além disso, foram realizados 345.907 exames pela Divisão de Laboratório da Secretaria de Saúde, atendendo 41.559 pacientes.

Cema

O atendimento do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema) também foi abordado durante a audiência pública. O serviço ganhou sede própria recentemente, o que permitiu a ampliação do atendimento. Até o último quadrimestre de 2021, o Cema atendia 197 pacientes – antes da ampliação do prédio, eram cerca de 70 pacientes. Nesse período, foram aproximadamente 5,4 mil atendimentos multidisciplinares.

Centro de Terapias Integradas

Já o Centro de Terapias Integradas realizou, somente nos últimos quatro meses de 2021, 6.685 atendimentos multidisciplinares. O serviço teve início em maio do ano passado e reúne as especialidades de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, acupuntura e serviço social. Ainda durante esse período, o centro executou 526 procedimentos.

Semil

Já o Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) promoveu, no quadrimestre, 7.420 atendimentos a pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como acolhimento e assistência multiprofissional, coleta diária de sangue, exames de rotina e específicos de cada patologia, citologia, consulta médica, odontológica, psicoterapêutica, nutricional e assistencial aos pacientes usuários do serviço.

A 79ª Audiência Pública da Secretaria de Saúde foi transmitida on-line no canal do YouTube da Câmara Municipal (youtube.com/camaradelimeira) e segue disponível.

Foto: Fernando Orlandin/Câmara Municipal de Limeira