Pacientes de hemodiálise são transferidos para Limeira
25/02/2022 | 17h16
Pacientes de hemodiálise são transferidos para Limeira

A Prefeitura de Limeira está “repatriando” pacientes que fazem hemodiálise em Leme. Ao todo, nove pessoas que deslocavam-se até o município vizinho para se submeter ao tratamento, passarão a ser atendidos pela Santa Casa. A transferência foi determinada pelo prefeito Mario Botion, preocupado com os transtornos causados por essas viagens. A medida também atende à solicitação do Conselho Municipal de Saúde. “Estamos proporcionando uma significativa melhora na qualidade de vida desses pacientes, que mesmo com a saúde debilitada, precisavam viajar constantemente para ter acesso à hemodiálise”, frisou o chefe do Executivo.

Para tanto, a Secretaria de Saúde fez uma intensa negociação com a Santa Casa, que contou com o apoio da vereadora Terezinha Guarnieri. O hospital já começou a receber esses pacientes – o último será transferido na próxima semana. A Santa Casa também terá mais três vagas para atender pacientes que estão internados e que precisarão iniciar a hemodiálise. No total, serão 12 leitos para o tratamento.

VAGAS

A diretora de Atenção Secundária da prefeitura, Andresa Barros, esclarece que esse procedimento é gerenciado em âmbito regional. No caso, as vagas são reguladas pela Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X), que abrange 26 municípios. Apesar de abrigar 1,6 milhão de habitantes, a região dispõe apenas de sete serviços públicos de hemodiálise, dois deles em Piracicaba e os demais em Araras, Rio Claro, Pirassununga, Leme e Limeira. “Quando um novo paciente entra na fila, ele é encaminhado para a primeira vaga aberta, independentemente da cidade onde mora, em razão da urgência do tratamento”, observou.

Por esse motivo, Andresa ressalta que nem sempre o paciente recebe atendimento onde reside. Ela informa que outros cinco pacientes de Limeira continuarão sendo transportados até Leme para fazer a hemodiálise. No entanto, ela observa que a prefeitura segue trabalhando para que eles também sejam contemplados com essa mudança. “Nosso objetivo é buscar sempre o bem-estar da população”, comentou.

VIAGENS

Um dos pacientes que já está fazendo hemodiálise na Santa Casa de Limeira é Mariano Freire dos Santos, de 70 anos. Desde setembro do ano passado, ele viajava três vezes por semana até Leme, onde recebia o tratamento. Para o trajeto, ele usava o serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Limeira, por meio da Central de Ambulâncias. Como integrante do Conselho Municipal de Saúde, Mariano relatou a difícil situação que os pacientes enfrentavam e pediu que a Administração Municipal se mobilizasse em torno de uma solução.

A esposa do paciente, Isabel de Almeida Freire dos Santos, de 64 anos, conta que esse deslocamento era muito desgastante. Porém, desde segunda (21), quando passou a ser atendido pela Santa Casa, ela afirma que a rotina de tratamento dele ficou mais leve. “Essa mudança foi muito boa, ficou bem mais fácil”, disse. “Meu marido agora usa o próprio carro para ir até o hospital”, acrescentou Isabel, que mora no Jd. Aeroporto.