DIREITOS
Botion empossa integrantes do Conselho da Condição Feminina
16/02/2022 | 19h10
Botion empossa integrantes do Conselho da Condição Feminina

O prefeito Mario Botion empossou nesta quarta-feira (16) as novas integrantes do Conselho Municipal da Condição Feminina. Nos próximos dois anos, as conselheiras terão a missão de discutir temas voltados aos direitos e à participação da mulher na sociedade. A cerimônia ocorreu na sede da Prefeitura de Limeira (Paço Municipal) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vereadora Lu Bogo, da presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, além das novas conselheiras. A vice-prefeita Erika Tank, que não pôde comparecer à cerimônia, encaminhou um ofício parabenizando o trabalho das conselheiras.

Botion falou sobre a importância do Conselho na conquista de direitos. Ele ainda agradeceu o empenho das integrantes que estão deixando o grupo, bem como das que estão assumindo o próximo mandato. “Espero que o Conselho da Mulher aumente ainda mais a participação tanto na elaboração quanto na execução de políticas públicas”, frisou. O chefe do Executivo também citou as ações desenvolvidas pelo município no combate à violência contra a mulher, como o Botão do Pânico, a Patrulha Maria da Penha, a Rede Elza Tank, a Casa da Mulher, entre outras.

Roberta Botion também parabenizou as novas conselheiras e colocou o Fundo Social à disposição dos trabalhos. “Desejo a vocês todas uma excelente gestão”, disse. “Fico feliz pela cidade ter vocês como representantes. Podem contar comigo”, complementou.

A presidente do Ceprosom destacou a atuação “inovadora” da gestão que encerra-se agora. Segundo Aucélia, nos dois últimos anos o Conselho atuou conforme um plano de trabalho, que acompanhou e propôs soluções para a valorização da mulher na sociedade. “Estamos construindo uma sociedade mais justa e escrevendo uma nova história”, salientou.

Lu Bogo, que representou o Legislativo Municipal, falou sobre a importância da união entre as mulheres na busca por seus direitos. “Quanto mais unidas, mais conquistas teremos”, frisou.

Encerrando sua participação à frente do Conselho, Cleusa Santos avaliou positivamente as ações desenvolvidas nos dois últimos anos. Ela também observou que, durante esse período, as conselheiras precisaram superar a perda de sua ex-presidente, Elisa Gabriel da Costa, que morreu em 2020, aos 71 anos, vítima de um câncer. Cleusa também renovou sua participação nessa próxima gestão e abrilhantou a cerimônia com uma apresentação de violino. “Continuaremos nossa luta, pois a atuação do Conselho só tende a crescer”, concluiu.

Instituído pela Lei Municipal nº 6.319/ 2019, o Conselho é composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil e tem como objetivos a proposição de medidas de defesa dos direitos da mulher. Dentro desse contexto, visa a eliminação das discriminações que a atingem e plena inserção das mulheres na vida socioeconômica, política e cultural.

A presidente da próxima gestão do Conselho será escolhida na primeira reunião oficial do grupo.

Confira as novas integrantes do Conselho Municipal da Condição Feminina:

1) PODER PÚBLICO

Cultura Afro-brasileira

Titular: Luiza Maria de Carvalho

Suplente: Joceli Maria dos Santos

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Titular: Dr.ª Mônica Hauschild Aragão

Suplente: Dr.ª Gabriela Jacon Sassi