INFLUENZA
Limeira confirma seis casos de H3N2 notificados em 2021
21/01/2022 | 16h28
Limeira confirma seis casos de H3N2 notificados em 2021

A Secretaria de Saúde de Limeira confirmou hoje (21) seis casos de Influenza A H3N2 notificados em 2021 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o Instituto Adolfo Lutz, onde os exames estavam em investigação, tratam-se de casos da cepa que tem causado a alta de notificações por síndrome respiratória aguda desde o início do ano em diversos estados do Brasil.

Diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari afirma que a confirmação dos casos de Influenza A H3N2 evidencia que o vírus está em circulação em Limeira junto da Covid-19 e de outros vírus respiratórios. “Com isso, reforçamos, novamente, que a população deve continuar seguindo as medidas sanitárias, usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, ressalta ele.

Ao todo, em 2021, Limeira tem 2.545 notificações por SRAG. Desses, nove (9) foram confirmadas para Influenza A, um (1) para Influenza B, seis (6) para Influenza A H3N2, 40 para vírus sincicial, 545 por SRAG não especificada e 1.942 para Covid-19. Há, ainda, duas (2) notificações suspeitas aguardando resultado do Instituto Adolfo Lutz. Em 2021, não foram registradas mortes por SRAG.

Já em 2022, há 23 notificações até o momento: 14 foram confirmadas para Influenza A, um (1) para vírus sincicial e um (1) para Covid-19. Há, ainda, sete (7) casos suspeitos em investigação, entre eles, duas mortes, notificadas no início do mês. Os resultados desses exames ainda não chegaram no município.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Limeira, por determinação do prefeito Mario Botion, tem adotado uma série de medidas para atender à alta procura por atendimento médico devido a sintomas gripais – seja influenza ou Covid-19. As estruturas físicas e as equipes médicas das unidades de Pronto Atendimento foram reforçadas.