GRIPE
Prefeito detalha medidas implantadas para ampliar atendimento médico à população
06/01/2022 | 18h07

O prefeito Mario Botion reuniu hoje (6) a imprensa em uma coletiva e apresentou algumas importantes ações de governo. Entre os temas, ele detalhou as medidas que a administração adotou para minimizar os impactos da alta procura por atendimento médico devido a sintomas gripais. Por determinação do chefe do Executivo, a Secretaria de Saúde já ampliou a equipe médica nas unidades de Pronto Atendimento de Limeira.

“Desde que identificamos essa alta demanda da nossa rede de saúde, no final de dezembro, iniciamos a ampliação nas nossas estruturas de urgência para aumentar a capacidade de atendimento à população. Hoje, todas as unidades de Pronto Atendimento atendem com três médicos durante o dia e dois à noite. Estamos preparados para enfrentar mais esse momento”, informou o prefeito Mario Botion.

Além disso, os PAs Aeroporto e Hipólito e a UPA Abílio Pedro passaram a contar com duas triagens – que é a porta de entrada para quem busca atendimento. No Aeroporto, a triagem e a recepção acontecem do lado externo do PA, e de lá os pacientes são encaminhados para o atendimento médico. No PA Hipólito, a pasta promoveu uma reorganização da estrutura e do fluxo para ampliar a triagem.

O prefeito Mario Botion destacou a importância de a população continuar se vacinando e seguindo as recomendações sanitárias, como o uso de máscaras, distanciamento social e evitar aglomerações. Hoje, são três pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – um adulto, que a pasta investiga a causa, e duas crianças, ambas por vírus sincicial. Além disso, há um internado em UTI por Covid-19. (Dados atualizados até 6 de janeiro)

Secretário de Saúde interino, Alexandre Ferrari citou o aumento de 80% na procura pelas unidades de Pronto Atendimento. Ele observou que de 80% a 90% desses casos são de pessoas com sintomas gripais leves. Segundo ele, há várias hipóteses que podem explicar esse aumento, como o retorno das atividades e as novas variantes de influenza. “Contudo, até o momento, não há confirmação de casos de H3N2 em Limeira”, informou.

O secretário Vitor Santos, que está em período de férias, mas participou da coletiva, destacou que não há razão para pânico neste momento, e que o município acompanha esses casos, e a variante da Covid-19, ômicron. “A comunidade científica hoje já afirma que essa variante é de maior contágio, contudo, de menor gravidade, o que pode aumentar a velocidade da imunidade coletiva”, observou.

Vacinação contra a Covid-19

Durante a coletiva, o prefeito Mario Botion anunciou que o município atingiu, em menos de um ano, o índice de 90% das pessoas acima de 12 anos vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. “Essa é a meta definida pelo Ministério da Saúde. Graças a um esforço de toda a equipe da Secretaria de Saúde, conseguimos chegar nesse índice. A vacina salva vidas”, enfatizou o chefe do Executivo.

De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, vacinados com a primeira dose correspondem a 96,1% da população-alvo da campanha de imunização e com a dose adicional, 21,2%. Ao todo, foram aplicadas 540.540 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 250.565 da primeira dose, 226.654 da segunda, 8.167 de doses únicas e 55.154 de doses adicionais. (Dados atualizados até 6 de janeiro)

Mais Sorriso

O prefeito Mario Botion também anunciou durante a coletiva o início do projeto “Mais Sorriso”. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Saúde e de Educação com o Fundo Social de Limeira e visa levar o atendimento odontológico às escolas municipais em um trailer adaptado. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, esteve presente na coletiva.

“Iniciaremos em fevereiro esse programa na Emeief Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, no Residencial Rubi, onde os técnicos farão uma avaliação preliminar, identificando eventuais problemas e fazendo o encaminhamento das crianças para tratamento odontológico nas UBSs. Esse é um programa importante que vai cuidar da saúde bucal dessas crianças”, salientaram o prefeito e a primeira-dama.

Atendimento pediátrico

O chefe do Executivo também mencionou durante a coletiva o início do atendimento infantil 24 horas nos PAs Aeroporto e Hipólito e na UPA do Abílio Pedro. A ampliação acontece a partir de segunda-feira (10). “Estamos levando o atendimento pediátrico para mais perto da população após um amplo estudo que fizemos para implantação desse modelo descentralizado”, comentou.

Presenças

Estiveram presentes na coletiva a vice-prefeita Erika Tank, o deputado federal Miguel Lombardi, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), José Aparecido Vidotti (Fazenda), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Simone Zambuzi (Meio Ambiente), José Farid Zaine (Cultura) e Maria Aucélia Damaceno (Ceprosom), e os vereadores Lu Bogo, Mariana Calsa e José Roberto Bernardo.