GRIPE
Sem casos confirmados de H3N2, Limeira mantém alerta para Covid-19 e influenza
29/12/2021 | 17h05
Sem casos confirmados de H3N2, Limeira mantém alerta para Covid-19 e influenza

O Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pelo prefeito Mario Botion, se reuniu hoje (29). Formado por representantes do poder público e dos hospitais públicos e particulares de Limeira, o grupo discutiu a situação da Covid-19 no município e o monitoramento que o município faz de casos de influenza no Brasil. Em Limeira, até o momento, não há casos confirmados da variante H3N2 ou da H1N1.

Participaram os secretários Edison Moreno Gil (Gabinete), Vitor Santos (Saúde), que está de férias, mas esteve presente, Sérgio Moreira (interino de Comunicação Social), e Alexandre Ferrari (interino de Saúde), representantes dos hospitais e os vereadores Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (presidente da Câmara), Ju Negão (líder do governo) e Lu Bogo. O assessor Cláudio de Lima Júnior representou o vereador Betinho Neves.

Nos últimos dias, tanto os hospitais públicos e particulares, como os Prontos Atendimentos constataram um aumento do número de pessoas com sintomas leves de síndrome respiratória. Contudo, esses casos não são graves. “Nós estamos monitorando todos esses casos, que, em sua grande maioria, não evoluíram à internação”, explica Ferrari. O município tem, hoje, quatro internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Entre as ações que o município já tomou, Ferrari menciona que a Secretaria de Saúde dobrou o número de médicos disponíveis nos PAs Aeroporto e Hipólito e ampliou a equipe médica noturna na UPA Abílio Pedro. “Nossas estruturas, por meio das unidades de Pronto Atendimento, estão preparadas para atender a população e, caso necessário, vamos ampliá-las conforme a demanda”, enfatiza Alexandre Ferrari.

Conforme o diretor, não é possível ainda determinar a causa para o aumento de pessoas com sintomas gripais leves. “Esse comportamento é mais comum no inverno, contudo, tal situação pode ter sido evitada devido às medidas sanitárias de isolamento contra a Covid-19, que ocorreram neste ano, com maior intensidade em junho e julho, no momento mais grave da pandemia. Agora, a retomada, aos poucos, pode ter propiciado um maior contágio por vírus e bactérias que causam síndrome respiratória”, comenta.

Também de acordo com Alexandre Ferrari, não é apenas a influenza que causa sintomas de gripes. “São diversas causas que podem desencadear esses sintomas, como alergias, infecções bacterianas e virais”, observa ele. Atualmente, o município tem um caso de influenza A, um caso de influenza B, 38, de vírus sincicial (mais comum em crianças), e 127, de SRAG não identificada.

Ainda segundo Ferrari, o município vacinou, neste ano, cerca de 80,2 mil pessoas contra a gripe. Contudo, o imunizante utilizado em 2021 não protege completamente contra a variante da H3N2, que tem afetado alguns estados. “Aguardamos para o início do próximo ano o envio de doses pelo Ministério da Saúde para iniciarmos a vacinação dos grupos prioritários já com essa proteção específica”, cita.

COVID-19

Ainda durante a reunião do grupo técnico, Alexandre Ferrari mostrou um panorama da situação da Covid-19 em Limeira. Neste momento, Limeira não registra novos óbitos por Covid-19 e não há internados pela doença desde 22 de dezembro. As médias móveis de confirmação e mortes seguem em baixa. “Isso se deve, principalmente, ao avanço da vacinação em Limeira”, destaca Ferrari.