TECNOLOGIA
Limeira é a terceira cidade do Estado em ranking de serviços inteligentes
13/12/2021 | 16h30
Limeira é a terceira cidade do Estado em ranking de serviços inteligentes

Cartão eletrônico de ônibus, aplicativos de acesso a serviços públicos e outras tecnologias para facilitar a vida do cidadão colocaram Limeira na terceira posição no “Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes 2021”, entre os municípios paulistas. No contexto nacional, Limeira subiu seis posições em relação ao ano anterior, passando do 15º lugar para a nona posição. Elaborado pela consultoria Teleco, o ranking considerou os 100 maiores municípios brasileiros. “Esse resultado é fruto dos investimentos que estamos fazendo na área de tecnologia ao longo da nossa gestão”, comentou o prefeito Mario Botion.

Para a composição do estudo foram avaliados os serviços inteligentes oferecidos pelo município, nas áreas de mobilidade urbana, E-gov, educação, saúde e meio ambiente. Na área de mobilidade urbana, por exemplo, Limeira destacou-se pela tecnologia que permite o monitoramento do percurso de ônibus em tempo real e o pagamento de zona azul por smartphones.

No setor de E-gov, pesaram favoravelmente a possibilidade de consultar, pelo portal da prefeitura ou por meio de smartphone, processos administrativos na prefeitura, emissão de licenças e certidões e emissão de boletos de tributos e de outros pagamentos.

Quanto à educação, o município pontuou por disponibilizar matrícula online e o acesso remoto a tarefas e conteúdos educacionais. No campo de gestão administrativa, mecanismos como semáforos inteligentes e presença de câmeras de monitoramento conectadas a central de operações (Muralha Digital) também renderam boas avaliações. Uma nova pesquisa será realizada a partir de março do próximo ano.

Sobre a Teleco
Desenvolvendo consultorias nas áreas de oportunidades do mercado, questões regulatórias e impacto de tecnologias em seus negócios e estratégias, a Teleco realiza anualmente o “Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes”. Esse trabalho é encomendado pela Conexis Brasil Digital (antigo SindiTelebrasil), que reúne diversas empresas de telecomunicações e de conectividade do Brasil. O conteúdo completo do ranking pode ser consultado no site da Teleco: teleco.com.br/cidades_inteligentes.asp.