ARTE JOVEM
Alunos da Secretaria de Cultura expõem em galeria digital da Colômbia
09/12/2021 | 15h20
Alunos da Secretaria de Cultura expõem em galeria digital da Colômbia

Quatro alunos do curso de Artes Plásticas da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”, a Emcea, participam da exposição virtual “Emergências. Arte Jovem na Casa Digital BGA”, na Colômbia. O Centro Cultural compõe o Departamento de Formação para as Artes da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Com inauguração prevista para 11 de dezembro, pelo site www.casadigitalbga.com, a exposição é organizada pela artista colombiana Neryth Yamile Manrique Mendoza, por meio da Galeria Casa Digital BGA e Corporation Escenarios de Mujer. Neryth convidou a artista e professora da Emcea, Lea Moraes, para a curadoria brasileira, que conta com a participação dos alunos Gabrielle Franco Magrin, Murilo Enrique Souza, Diego Luiz Pereira da Silva e Mayumi Assato Rodrigues de Olivera, que expõem seus trabalhos nas categorias de desenho, pintura, fotografia e arte digital. Participam ainda os limeirenses Victor Silva Jorge e Vinícius Emanoel da Silva Moreira.

Lea, responsável pelo direcionamento no processo de curadoria, indicou  alunos que possuem pesquisas e trabalhos em andamento  para participarem da mostra. “O ser humano está sempre em processo em formação, no caso dos alunos, cada um tem sua  pesquisa e interesses diversos. Como professora, tento propor práticas e reflexões que os ajudem a fazer da arte uma forma de linguagem e expressão de percepções sensíveis do mundo, por meio de orientações e reflexões sobre  suas produções. O meu desejo com a iniciativa é que eles tenham uma percepção sobre o que produzem e os processos que envolvem expor suas obras em uma galeria, tendo a experiência como oportunidade de circulação de suas produções”, explicou.

A exposição tem com objetivo abrir espaço para jovens artistas, com idades entre 18 e 28 anos, que estão começando a trilhar seu caminho artístico e precisam expandir sua experiência em exposições e residências. O projeto visa ainda descobrir novos talentos e capacitá-los, promovendo a visibilidade de novas práticas artística, através de uma exposição virtual que apoie jovens artistas criativos e críticos, bem como a formação de público para as artes.

O tema da exposição traz a referência de uma contingência ou evento como novo ou imprevisto, além do sentido de ação e efeito para surgir, brotar e nascer, como apoio ao surgimento de novas gerações de artistas e as suas propostas que renovam práticas, bem como os conteúdos e formas de as abordar.