Notícias
PREVENÇÃO
Programa atua na prevenção à cárie
19/03/2018 | 17h47
Programa atua na prevenção à cárie

Criar o hábito da escovação é a proposta do “Programa de Prevenção à Cárie e à Doença Periodontal”, da Secretaria de Saúde, desenvolvido nas escolas da rede municipal de Limeira. Pelo menos duas vezes por ano, dentistas visitam as escolas, orientam os alunos sobre a escovação correta e distribuem kits com escova, pasta de dente e fio dental. Nesta segunda-feira (19), 400 alunos do 1º ao 5º ano da Emeief Professora Maria Aparecida Degaspare, no Jd. do Lago, receberam os kits.

 

Nas escolas, o programa é dividido em duas etapas. Na parte teórica, os estudantes aprendem um pouco mais sobre os fatores que contribuem para o aparecimento da cárie e os métodos de prevenção. A recomendação é escovar os dentes pelo menos quatro vezes ao dia e fazer o uso diário do fio dental.

 

Na sequência, há uma aula prática, em que os dentistas do programa dão instruções sobre os movimentos necessários à boa escovação. Os alunos acompanham as orientações, limpando os dentes de cima, depois os debaixo, e por último, escovando a língua.

 

Segundo o dentista e coordenador do programa, Marcos Rogério Rosa Pina, o programa segue as diretrizes do Ministério Federal, que subsidia parte dos aproximadamente 42 mil kits fornecidos às crianças por ano. “Trabalhamos também em conjunto com as escolas, para que a escovação dos dentes faça parte do processo educacional”, frisou.

 

Pina esclarece que os kits ficam na escola e a ideia é que os alunos possam usá-lo após o recreio. “Dos 6 aos 7 anos as crianças começam a trocar a dentição. Nosso objetivo maior é que elas fortaleçam o hábito de escovar os dentes e que o mantenham quando saírem daqui”, informou.

 

A aluna Vitória Fernanda Albertini, de 9 anos, era uma das alunas mais atentas à atividade. Ela disse que usa aparelho nos dentes, e por esse motivo, procura reforçar a escovação. “É muito importante escovar os dentes de manhã, na hora do almoço, à tarde e antes de dormir”, disse. A colega Leandra Oliveira, também com 9 anos, concordou. “Devemos escovar os dentes para não ter cárie”, completou.

 

Na Emeief Professora Maria Aparecida Degaspare, Pina esteve acompanhado das outras integrantes do programa, as dentistas Josiane Chaves Zaros Granusso e Cláudia Henrique Della Coleta.

Notícias recomendadas para você