Prefeitura vai descentralizar atendimento pediátrico em Limeira
17/11/2021 | 17h37
Prefeitura vai descentralizar atendimento pediátrico em Limeira

A Prefeitura de Limeira vai promover, ainda neste ano, a descentralização do atendimento pediátrico no município. O projeto engloba a ampliação da prestação dos serviços na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Abílio Pedro e nos Prontos Atendimentos Aeroporto e Hipólito. Atualmente, esses locais têm pediatras durante o dia, por 12 horas. A partir dessa mudança, eles passarão a ter atendimento de pediatria 24 horas.

Hoje, o Pronto Atendimento Infantil funciona por meio de um convênio com o Hospital Humanitária, que será mantido, mas agora nas unidades dos bairros. “Essa medida está embasada em um estudo que fizemos e na necessidade de levar o atendimento pediátrico ampliado para mais perto da população”, afirma o prefeito Mario Botion.

Levantamento da Secretaria de Saúde mostra que neste ano, até outubro, o PA Infantil realizou 18.192 atendimentos. Isso significa 61 atendidos por dia, ou ainda, 2,5 por hora. Outro dado levantado é que, desses atendimentos, somente 22% foram de pacientes da região do PA Infantil. A maior parte (78%) foi de munícipes da região do Aeroporto, Hipólito e Abílio Pedro, que passarão a ter pediatras 24 horas.

“Isso significa que as pessoas do Aeroporto e do Hipólito, por exemplo, poderiam ter ido aos PAs dos bairros, mas escolheram se deslocar para mais longe, ao PA Infantil. O intuito dessa medida é melhorar o atendimento nos bairros a fim de que as pessoas tenham perto de casa um serviço que já é prestado com qualidade, mas ampliado”, explica a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olivio Dionizio.

O chefe do Executivo ainda reforça que o Hospital Humanitária e a Santa Casa seguirão com atendimento pediátrico na região central. “Todas as medidas tomadas pela nossa gestão são técnicas e buscam atender melhor o munícipe. Desde o início da administração, temos feito um intenso trabalho nesse sentido para oferecer à população um serviço de qualidade”, enfatiza Botion.