7 DE NOVEMBRO
Documentário retrata história de bandas limeirenses
05/11/2021 | 11h07
Documentário retrata história de bandas limeirenses

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, disponibiliza neste domingo (7), a partir das 10h30, em seu canal do Youtube , o documentário "Retretas Dominicais, Bandas de Ouro!". O projeto foi realizado por meio da chamada pública Tradição SP - Online, realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do estado de São Paulo, com apoio de Amigos da Arte. O município foi um dos agraciados para receber esse projeto estadual.

"Retretas Dominicais, Bandas de Ouro! " registra dados importantes da história das bandas que surgiram e atuam em Limeira há tempos: Henrique Marques (160 anos) e Arthur Giambelli (89 anos). Para a produção do documentário, foram gravados depoimentos de músicos e fãs, valorizando a importância das tradicionais retretas dominicais no cenário musical e cultural da cidade. Foram feitas ainda captação das músicas em estúdio e imagens das bandas tocando no coreto.

"Inscrevemos Limeira em cinco ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado de SP e fomos agraciados com três deles, o Circuito SP Online, o Mais Gestão e o Tradição SP, e ficamos muito satisfeitos por podermos, especificamente neste, mostrar todo valor histórico e cultural que nossas Corporações Musicais Henrique Marques e Arthur Giambelli oferecem à nossa cidade", declarou o secretário de Cultura, José Farid Zaine. Recentemente, em visita ao Museu Major José Levy Sobrinho, Farid entregou ao Prefeito Mario Botion um troféu enviado pelo Governo do Estado de SP ao município, enaltecendo as parcerias entre ambas as instituições.

O acesso ao documentário pode ser feito, a partir de domingo, pelo link do Canal Oficial da Prefeitura de Limeira no Youtube: https://www.youtube.com/preflimeira.