EM AMERICANA
Prefeito, secretários e diretores visitam a Casa Mais Sustentável
23/09/2021 | 14h32
Prefeito, secretários e diretores visitam a Casa Mais Sustentável

Acompanhado de secretários municipais e diretores, o prefeito Mario Botion – que é presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) – visitou, nesta manhã (23) – a Casa Mais Sustentável, em Americana. Trata-se de um espaço interativo com a proposta de promover a sustentabilidade e o consumo consciente de água e de energia elétrica. “Os 12 ambientes realmente propiciam uma melhoria da qualidade de vida e também o uso mais sustentável de recursos naturais”, comentou. A Casa é uma iniciativa do Consórcio PCJ, com apoio da ANEEL e da CPFL Energia.

O espaço está aberto para a visita monitorada de grupos de escolas públicas, particulares e outras instituições. A visitação inclusive pode ser feita de forma virtual (www.agua.org.br). De acordo com a gestora técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, a ideia é receber estudantes dos ensinos médio e técnico, e de universidades a partir de dezembro, desde que os mesmos estejam vacinados. Para visitar a Casa Mais Sustentável é necessário seguir os protocolos sanitários. “No ano que vem, deveremos retomar as visitas presenciais dos alunos do Ensino Fundamental”, citou a gestora. Neste mês, a Casa começou a receber municípios e empresas associados ao Consórcio PCJ.

Ao longo dos últimos 12 anos (tempo de existência da Casa), ela passou por inúmeras reformulações – a mais recente delas, em 2020. Os visitantes têm uma experiência completa com descobertas e aprendizados, integrando a sustentabilidade, ludicidade, interatividade e acessibilidade.

Também acompanharam o prefeito na visita, os secretários municipais Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), André De Francesco (Educação) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), além de diretores das pastas cujas funções estão atreladas ao tema.