VISITA
Obras preservam patrimônio histórico de Limeira
22/09/2021 | 15h22
Obras preservam patrimônio histórico de Limeira

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank visitaram nesta quarta-feira (22) duas importantes ações para preservação do patrimônio histórico de Limeira, o Palacete Tatuibi e o Memorial Máchinas São Paulo, localizados na área central do município. A calçada do Memorial recebeu sete mudas de ipê-roxo. O plantio foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, pelos secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura) e pela presidente do Ceprosom (Aucélia Damaceno).

A intervenção na Máchinas São Paulo foi realizada em abril, com a colocação de alças de aço para sustentar o paredão de tijolos da indústria. “É um local importante, que marcou o início do processo de industrialização da cidade”, salientou Botion. A obra também revelou a antiga fonte da fábrica, um verdadeiro “tesouro arquitetônico” que estava há oito anos soterrado. Além do reforço estrutural, houve adequação no sistema viário com o alargamento da Av. Campinas e da calçada. “Agora vamos buscar um parceiro do município para adotar essa área, em um modelo de gestão compartilhada”, afirmou.

PALACETE

No Palacete Tatuibi, que já serviu de residência à família de Maria Thereza e dr. Trajano de Barros Camargo, Botion e Erika Tank conferiram os avanços da obra, viabilizada graças a uma contrapartida do hospital Unimed, por meio da aplicação da “outorga onerosa”.

“Esse restauro dará vida nova a esse importante marco histórico da cidade, que sediará a princípio o Centro de Memória e outras atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura”, salientou Botion. O secretário da pasta, José Farid Zaine, também acompanhou a visita.

Os trabalhos começaram no fim do ano passado e compreendem a recuperação completa da estrutura do prédio, com reforço da fundação e remoção de trincas, restauro de vitrais, portas e janelas, substituição parcial e reconstituição de revestimentos cerâmicos, pisos e ladrilhos hidráulicos. Todo o projeto precisou da aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali).

A arquiteta Juliana Binotti, que é gestora e uma das responsáveis técnicas da obra, informou sobre o andamento dos trabalhos. “Tivemos que fazer todo o reforço estrutural do prédio, tanto da fundação quanto das paredes, que precisaram de amarração devido às trincas”, comentou.

Segundo ela, o telhado foi finalizado na semana passada, com limpeza e revisão do madeiramento e das telhas, substituição de telhas quebradas e troca integral de calhas e condutores. “O próximo passo será a pintura do prédio e a colocação de forro em todas as salas”, disse. O projeto prevê, ainda, a construção de calçadas externas. A previsão de conclusão das obras é de 6 meses.