GESTÃO DE RESÍDUOS
Composteira do Parque Cidade é reativada
16/09/2021 | 13h08
Composteira do Parque Cidade é reativada

Os resíduos orgânicos dos equipamentos públicos do Parque Cidade de Limeira serão transformados em um composto fértil para adubagem. A Usina Piloto de Compostagem, que fica no estacionamento próximo ao Portão A (Anel Viário), voltou a operar no mês passado. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

A composteira tem 24 metros cúbicos e atende os prédios da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Educação (incluindo a Emeief Limeira), Biblioteca, Centro de Ciências e Cultura, Hípica Municipal e Ginásio Municipal, além do próprio parque. No período de quarentena, ela foi desativada. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, com o retorno das aulas e das atividades nos prédios públicos, foi possível retomar a operação.

O equipamento é dividido em cinco baias, para abrigar cada etapa da decomposição. No modelo adotado, é colocada uma camada de materiais provenientes de poda e capinação, que recebe os resíduos orgânicos como verduras e legumes, ovos, alimentos cozidos e borra de café. Em seguida, é aplicada uma nova camada do mesmo material da base, que cumpre o papel de evitar mau cheiro e o aparecimento de vetores, como moscas por exemplo.

Todo o processo de compostagem leva cerca de cinco meses. Após concluído, o composto será doado à população.