ANIVERSÁRIO DE LIMEIRA
Biblioteca Pedagógica realiza programação especial
10/09/2021 | 16h43
Biblioteca Pedagógica realiza programação especial

Para celebrar os 195 anos de Limeira, a Biblioteca Pedagógica preparou uma programação especial. As atividades vão começar na segunda-feira (13) com a série escritores de Limeira. “A programação visa promover ações educativas e culturais para a rede municipal de ensino e para a população em geral”, destaca a coordenadora da biblioteca, Taciana Lefcadito Alvares.

A população poderá acessar a série de vídeos na página da Biblioteca Pedagógica (smelimeira.com.br) na seção Caminhos da Educação e também as lives, que são abertas para todo público. As transmissões serão feitas pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube (www.youtube.com/EducacaoLimeira). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e whatsapp 3443.4724.

Confira as atividades

A partir de 13/09

Série Escritores de Limeira

Acesse: https://bit.ly/biblioped_caminhos

Escritores da Academia Limeirense de Letras – ALLe e da Sociedade Literária Limeirense – SOLL apresentam seus trabalhos para homenagear a cidade numa série de vídeos.

A partir de13/09

Desenhando os patrimônios históricos de Limeira, com a professora de artes Camila Stachissini da escola Emeief Major José Levy Sobrinho

O objetivo da oficina é que os alunos das escolas EMEIEF Mario de Souza Queiroz Filho e EMEIEF Major José Levy Sobrinho se apropriem mais da história, da cultura e do patrimônio local com outro olhar.

14 /09 – 10h às 11h

Live “Diálogos com a história e memórias da escola”

(com Maria Cristina Noguerol Catalan)

Projeto “Como nasceu sua escola”

Convidadas: Maria Cristina Noguerol Catalan, diretora do Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAPE/SEDUC-SP, que coordena o Programa Memória Escolar, Educação e Patrimônio e Juliana Binotti, arquiteta e urbanista que faz parte do Conselho Municipal de Defesa de Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali) e é integrante da Associação Pró-Memória de Limeira.

23 e 24/09 - às 13h30

Passeando por Limeira: visita aos patrimônios históricos

(com a arquiteta e urbanista Juliana Binotti)

Passeio com os alunos das escolas municipais Emeief Mario de Souza Queiroz Filho e Emeief Major José Levy Sobrinho.
A visita aos patrimônios históricos será realizada num percurso de ônibus. Os alunos poderão conhecer um pouco da história da Estação Ferroviária, da Praça Dr. Luciano Esteves, um dos principais marcos históricos da cidade, além da Igreja Boa Morte e do Museu Major José Levy Sobrinho. O passeio tem o objetivo de incentivar os alunos a valorizarem os patrimônios culturais e históricos da cidade. Os estudantes poderão conhecer vários monumentos e construções importantes e que marcam períodos da história do desenvolvimento de Limeira.

28/09 – 10h às 11h

Live “Curiosidades sobre a História da Educação de Limeira”

(com Juliana Bueno da Silva Garcia)

Projeto “Como nasceu sua escola”

Compreender a trajetória da educação é uma parte essencial da formação dos docentes. Nesse encontro formativo, a professora Juliana Bueno trará informações sobre a trajetória da educação de Limeira a partir da formalização da instrução pública, que começou a ser instalada no município no início do século XIX. Em 1894, Limeira recebe o Regimento das Escolas Públicas do Estado de São Paulo, o qual traz em seu texto os programas das primeiras séries. Para conhecer um pouco mais sobre a história da educação limeirense e entender a linha do tempo com os fatos marcantes, as ideias e os valores que hoje permeiam o ensino atual.