PARQUE HIPÓLITO
Piscina de centro comunitário ganha sistema de aquecimento
09/09/2021 | 16h24
Piscina de centro comunitário ganha sistema de aquecimento

O prefeito Mario Botion segue com as ações para marcar o aniversário de Limeira, comemorado em 15 de setembro. Nesta quinta-feira (9), ele entregou oficialmente o novo sistema de aquecimento da piscina do Centro Comunitário “João Mofatto”, no Parque Hipólito. O investimento foi de R$ 136,5 mil, sendo que os recursos saíram do próprio orçamento municipal. A medida irá beneficiar aproximadamente 300 alunos, das aulas de natação e hidroginástica.

Participaram da cerimônia de entrega, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer) e Jorge de Freitas (Habitação), e a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno. Representando o Legislativo, estavam o presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá, Lu Bogo, Betinho Neves e Helder do Táxi, além de moradores e líderes comunitários. O deputado federal Miguel Lombardi foi representado no evento pelo presidente do PL no município, Ademir Cintra.

Botion esclareceu que o aquecedor estava instalado desde março do ano passado. Porém, pouco antes de entrar em operação, as atividades foram suspensas devido à pandemia de coronavírus. “Essa inauguração ocorre hoje em caráter simbólico”, afirmou. O chefe do Executivo ressaltou que as aulas estão sendo retomadas gradativamente no local, respeitando sempre as medidas de prevenção à Covid-19. Ele falou, ainda, da importância de toda comunidade zelar pelos espaços públicos, incluindo o centro comunitário. “Quem ama, cuida”, concluiu.

Erika Tank reforçou o significado da retomada das práticas esportivas. “Estamos voltando às atividades, voltando à vida”, disse. Ela também comentou a satisfação de ver os primeiros alunos exercitando-se na piscina. “Podemos ver a alegria no rosto dessas pessoas”, exclamou a vice-prefeita.

O comprometimento do governo Mario Botion com obras de impacto na qualidade de vida da população foi o destaque da fala do presidente da Câmara Municipal. “Parabéns por mais essa conquista para a população limeirense”, frisou Lemão da Jeová Rafá.

A relevância da iniciativa foi igualmente endossada pelo Pe. Edmilson José da Silva, da paróquia Santa Isabel de Portugal, que abençoou o espaço. “A bênção é a construção de pessoas que se unem em torno de um bem comum. E a obra boa é uma bênção”, refletiu. “Obrigado pelo bem que aquecerá e servirá como remédio à saúde de tantas pessoas, principalmente os idosos e idosas”, afirmou.

As aulas presenciais oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer foram retomadas no dia 2. Há dez anos atuando como professor de educação física no Centro Comunitário do Pq. Hipólito, Robson Alexandre Siqueira disse que costumava reunir antes da pandemia até 90 alunos em uma única aula de hidroginástica. Atualmente, como medida preventiva, os alunos foram divididos em quatro turmas.

Uma das alunas desta quinta era Maria da Silva, de 68 anos. No ano passado, ela frequentou a hidroginástica por quase três meses, até que as aulas foram suspensas. Agora, com o novo sistema de aquecimento, ela disse que está ainda mais animada para participar da “hidro”, como costuma dizer. A única preocupação, conforme ela, é que o aquecedor irá atrair mais alunos. “Vai ficar muito concorrido”, falou em tom de brincadeira.

Dentre as frequentadoras do centro comunitário também estava Leonilda de Lima Moura, de 63 anos. Casada, dois filhos e dois netos, ela exercita-se na piscina há quatro anos – período só interrompido durante a quarentena. Quando soube que as atividades seriam retomadas, ela disse que “correu” para providenciar o atestado médico. Sobre o novo aquecedor, observou os benefícios para todos os alunos. “No inverno fazíamos alongamento em vez de hidroginástica, porque a água da piscina ficava muito fria. Agora vai ficar ótimo”, afirmou.

Serviço:
O Centro Comunitário do Parque Hipólito oferece aulas de hidroginástica (para pessoas acima de 16 anos), natação (para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos) e natação adulto (acima de 16 anos). Nesse momento de retomada das atividades, as vagas são destinadas exclusivamente aos alunos que já estavam matriculados antes da pandemia. Para tanto, é preciso apresentar atestado médico emitido por clínico geral ou cardiologista. Informações sobre os horários das aulas podem ser obtidas pelo telefone 3404-9709.