DE VOLTA
Emcea retoma aulas culturais
31/08/2021 | 14h47
Emcea retoma aulas culturais

A Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) retomou ontem (30) as aulas presenciais dos cursos de Artes Plásticas, Balé, Jazz, Teatro, Teclado e Violão. A escola é um equipamento cultural da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, dentro do Departamento de Formação para as Artes, que envolve ainda as Casas de Cultura 1 (Nossa Senhora das Dores) e 2 (Vista Alegre), que também contam com o retorno de suas atividades.

Com aulas ministradas pelos professores Gilio Mialichi, Iany Oliveira, Lea Moraes, Lucas Rodrigues, Luís Henrique de Oliveira Tolentino e Marisa Helena Baron de Lima, a escola oferece aulas gratuitas para alunos em fase de iniciação na aprendizagem de cada modalidade.

“É com muita alegria que retomamos as atividades presenciais da Emcea. É sempre gratificante ver o interesse da população no aprendizado de atividades artísticas e culturais”, disse o secretário de Cultura, José Farid Zaine. Ele explicou que, para este ano, estavam previstas oficinas culturais que recheariam a programação de formação para as artes na cidade, mas por conta da pandemia, elas foram adiadas para 2022. "Teremos muitas atividades e oficinas diversas para o público no próximo ano, quando a situação da pandemia estiver mais controlada", completou.

A escola segue os protocolos de cuidado em relação à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social, além da porta permanecer fechada para evitar o acesso de pessoas que não fazem parte do quadro de alunos do local. “Retomamos as atividades com todo cuidado possível em relação à pandemia. Queremos que nossos alunos, professores e funcionários sintam-se seguros no ambiente”, afirmou o Diretor de Formação para as Artes, Ronald Gonçales. Ele explicou que o retorno às aulas foi amplamente discutido entre a gestão da Secretaria de Cultura e os professores, visto que a pandemia ainda não chegou ao fim. "A pedido do prefeito Mario Botion e também do próprio Farid, temos um diálogo amplo com todos os professores, que são os protagonistas da Emcea e tudo foi devidamente discutido para que essa retomada fosse a mais segura possível", finalizou.

No momento, não foram abertas novas vagas para os cursos, seguindo para aqueles que estavam matriculados na escola no início de 2020, antes da pandemia ser uma realidade. Novos alunos serão recrutados apenas para o próximo ano, conforme vagas remanescentes. Nos últimos meses, os professores enviavam aos alunos o material preparado de maneira virtual. A Emcea está localizada na rua da Boa Morte, 471 - Centro. Mais informações pelo telefone 3441 5493.