PLANO DE GOVERNO
Parque Cidade terá pista de skate e quadra poliesportiva
25/08/2021 | 16h58
Parque Cidade terá pista de skate e quadra poliesportiva

Considerado um dos principais pontos de lazer do município, o Parque Cidade ganhará um novo espaço. Nesta semana, a Prefeitura de Limeira iniciou a construção de uma “Praça Esportiva”, com quadra multiúso e pista de skate. A iniciativa consta do plano de governo do prefeito Mario Botion, que destacou a importância do projeto. “Temos certeza que essa pista incentivará ainda mais a prática do skate em nossa cidade, até mesmo em razão dos resultados do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Os skatistas conquistaram medalhas e o esporte ganhou ainda mais popularidade, o que reforça a importância da obra”, afirmou Botion.

A área escolhida para a intervenção fica ao lado do Vô Lucato e da Biblioteca Municipal, com acesso pela Rua Maestro Arthur Giambelli (Portaria B). Elaborado pela Secretaria de Urbanismo, o projeto prevê a remodelação do espaço para proporcionar ainda mais conforto aos frequentadores do parque, com instalação de bancos e mesas.

O ponto principal da proposta, conforme o secretário de Urbanismo, Matias Razzo, é a pista de skate na modalidade "street", composta de obstáculos como rampas, monumentos, escadas, dentre outros. O projeto também inclui um calçadão elevado e arquibancadas.

O conjunto de sanitários existentes no local passará por uma ampla reforma, seguindo estilo arquitetônico contemporâneo, de acordo com os demais elementos da praça. Quando estiverem concluídos, os sanitários atenderão aos preceitos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Já o entorno da “Praça Esportiva” será integralmente repaginado, com projeto paisagístico que irá revigorar e valorizar o espaço. Completam a intervenção, um novo padrão de iluminação e sistema de drenagem.

RECURSOS

O investimento no projeto é de R$ 543,8 mil. Os recursos são de convênio firmado entre o Ministério do Turismo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Segundo o secretário responsável pela pasta, Tito Almirall, a intervenção visa melhorar o aproveitamento do espaço e fortalecer a atividade turística.

Ele observou, ainda, que a “Praça Esportiva” é a terceira obra em andamento no Parque Cidade. Atualmente a prefeitura atua na reforma do palco (ao lado da Biblioteca Pedagógica) e na construção de sanitários, para incrementar a infraestrutura oferecida aos munícipes.

“Com o reconhecimento de Limeira pelo governo estadual como Município de Interesse Turístico, passamos a obter anualmente mais verbas para investimento em projetos que irão melhorar ainda mais a estrutura de nossos espaços públicos”, concluiu. Ele ressaltou que, desde a primeira gestão, o prefeito Mario Botion empenhou-se para que a cidade fosse reconhecida como de interesse turístico.