Notícias
EDUCAÇÃO
Atividades da Biblioteca Pedagógica celebram folclore brasileiro
20/08/2021 | 09h01
Atividades da Biblioteca Pedagógica celebram folclore brasileiro

A Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Pedagógica, vai promover, nas próximas semanas, atividades especiais para celebrar o Dia do Folclore, comemorado no dia 22. Sob a temática “Cordel Virtual”, os eventos serão on-line e transmitidos no canal da pasta no YouTube (youtube.com/educacaolimeira). Além disso, escolas municipais desenvolvem, neste mês, trabalhos relacionadas ao tema.

A primeira apresentação acontece no dia 27, das 10h às 11h, com o grupo Cordel Cantante, apresentado por EdiMaria, Dani Almeida e Tin Tin Alves. Eles farão uma performance com os cordéis, falarão sobre a literatura de cordel enquanto manifestação da cultura popular e explicarão se o cordel é folclore. O grupo Cordel Cantante surgiu em 2019 e é formado por escritores, artistas, cantores, músicos e contadores de histórias.

Depois da apresentação, os alunos do 5º ano da Emeief Prof. Maria Aparecida de Luca Moore, conduzirão a live com perguntas e curiosidades para os artistas, além de apresentar o projeto “Entre Versos”. “A proposta para se trabalhar este gênero literário é motivar os alunos a ouvir, ler, escrever e declamar cordéis desenvolvendo a criatividade com a xilogravura”, cita a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares.

Outro evento que celebra o Dia do Folclore é a live com o escritor Ricardo Azevedo, no dia 30, das 10h às 11h. O autor, que também é ilustrador da literatura infantojuvenil e pesquisador na área de cultura popular, falará sobre questões ligadas à cultura e à poesia popular. Depois, conforme Taciana, os alunos também vão poder interagir com o autor e apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula sobre algumas de suas obras. Na oportunidade, as crianças também farão perguntas ao autor.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Pedagógica, o intuito das ações é mobilizar as escolas a participarem desse movimento com a literatura de cordel, reconhecendo-a enquanto patrimônio cultural do povo brasileiro. “Através da poesia popular, o aluno poderá conhecer aspectos da história nordestina. O cordel, como manifestação cultural, retrata o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades”, explica Taciana.

Notícias recomendadas para você