ECONOMIA
Programa Retoma Limeira inicia primeira Qualificação do Comércio
18/08/2021 | 14h45
Programa Retoma Limeira inicia primeira Qualificação do Comércio

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), deu início à turma piloto do projeto de Capacitação do Comércio, na última terça-feira (17). A iniciativa visa preparar candidatos para o atendimento em lojas, com qualificação própria, oferecendo o conhecimento de técnicas específicas.

Nos encontros, os participantes aprenderão sobre o processo de vendas: fatores envolvidos, necessidades do cliente e tomada de decisão; marketing pessoal e processo de comunicação; ética na relação comercial; assertividade em vendas; etapas de uma venda profissional; entre outros assuntos. "O comércio é um segmento que gera muitas oportunidades de trabalho e, com essa qualificação, as pessoas estarão mais bem preparadas profissionalmente. A parceria com Acil, o Sebrae e o Senac é muito relevante para Limeira", disse o secretário da pasta, Tito Almirall.

Presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta explica que a procura por mão de obra qualificada para o comércio é uma necessidade do empresário limeirense. “Por isso, há algum tempo, começamos a formatar uma capacitação que pudesse preparar o trabalhador para exercer este tipo de função. Esta primeira turma é fruto deste esforço entre a Acil e Prefeitura, para que pudéssemos elaborar um modelo que se tornará referência de qualificação profissional para o comércio", explica Gazzetta.

Os encontros seguem até 29 de setembro e os colaboradores receberão certificação.

RETOMA LIMEIRA

A Capacitação do Comércio faz parte do projeto Retoma Limeira – Desenvolvimento Econômico, um programa que visa capacitar pessoas para a inserção ou reinserção no mercado de trabalho, além de promover o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo, como forma de retomar a economia pós-pandemia. Inicialmente, o programa tem o foco voltado à empregabilidade, porém a expectativa é que seja ampliado para outros setores da administração, como saúde, educação e habitação, com ações que auxiliarão no processo de retomada da cidade.

Para saber mais sobre o Retoma Limeira ou fazer a inscrição para uma das capacitações, acesse o site www.limeira.sp.gov.br/retomalimeira.