TECNOLOGIA
Cartão Alimentar começa a substituir cesta básica em Limeira
02/08/2021 | 16h39
Cartão Alimentar começa a substituir cesta básica em Limeira

A Prefeitura de Limeira iniciou nesta segunda-feira (2) a substituição da cesta básica pelo “Cartão Alimentar” a 3 mil famílias cadastradas pelo Ceprosom. O primeiro cartão foi entregue pelo prefeito Mario Botion e pela vice-prefeita Erika Tank a uma família que, até então, retirava a cesta básica no Centro Comunitário do Jd. Ouro Verde. É mais uma ação que constava do plano de governo e que foi colocada em prática por Botion. “Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas atendidas na assistência social. Agora, elas poderão decidir o que comprar conforme a necessidade”, frisou o chefe do Executivo.

Erika Tank também destacou as vantagens desse novo sistema em relação às cestas básicas. “Estamos dando autonomia para essas pessoas usarem o cartão com o que mais precisam. É uma ação extremamente importante, sobretudo para as mulheres que são chefes de família”, comentou.

O cartão é destinado a famílias socialmente vulneráveis, em situação de pobreza (renda familiar mensal per capta entre R$ 89,01 a R$ 178,00) ou de extrema pobreza (renda familiar mensal per capta de até R$ 89,00), conforme prevê a Lei 6.545/21, regulamentada pelo Decreto 106/21 (ambos de autoria do Executivo).

Vanessa da Silva Souza Falkas, de 38 anos, que trabalha como faxineira e passadeira, foi a primeira beneficiada com o cartão. Ela é casada e tem sete filhos, dos quais seis moram com ela. Com o marido desempregado, ela contou que pretende usar o cartão para comprar leite para o filho mais novo (de 3 anos). “Às vezes a cesta vinha com alguns produtos que eu não usava muito, como o fubá. Agora posso comprar o que achar melhor”, afirmou.

Para ter direito ao cartão, ainda é preciso morar em Limeira e estar inscrito do Cadastro Único. A prioridade é atender famílias com crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e mulheres. Atualmente, o benefício é de R$ 101,80. O valor será creditado no cartão automaticamente, ou seja, o usuário não precisa mais ir até o Centro Comunitário.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, ressalta que os créditos devem ser destinados obrigatoriamente para gêneros alimentícios. “As famílias terão liberdade de usar o cartão para comprar alimentos específicos, como carnes e frutas, que até então não eram disponibilizados pela cesta básica”, afirmou.

Por outro lado, ela adverte que os usuários não podem usar o cartão para aquisição de bebidas alcoólicas, cigarro, roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, utensílios domésticos ou qualquer outro item que não seja de alimentação. Caso contrário, o cartão poderá ser cancelado. Ela esclarece, ainda, que o benefício é temporário, fornecido pelo período de 6 meses até 1 ano.

O cartão pode ser usado em estabelecimentos credenciados, que incluem as principais redes de supermercados da cidade. Esses locais podem ser pesquisados no site: www.lecard.com.br. Já o saldo do cartão pode ser consultado pelo telefone 27 2233-2000, pelo site ( www.lecard.com.br) ou pelo aplicativo do sistema, disponível para os sistemas Android ou iOS.