Roberta Botion articula abrigos para cães em Centro de Acolhida
29/07/2021 | 17h36
Roberta Botion articula abrigos para cães em Centro de Acolhida

As pessoas em situação de rua que procurarem o Centro de Acolhida contam agora com espaço para abrigar seus animais de estimação. Cinco casinhas, de diferentes tamanhos – todas com cobertas para aquecer os bichinhos - ficam agora na entrada do local. A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, que nesta quarta-feira (29), esteve no Centro de Acolhida, acompanhada do vereador Betinho Neves.

Segundo Roberta, muitas pessoas em situação de rua não aceitavam o serviço de acolhimento por não terem onde deixar os cães durante a noite. A preocupação com a população de rua e seus animais aumentou nesta semana, com a queda acentuada da temperatura. “Será uma ação permanente, para que a pessoa abrigada também possa trazer o seu cãozinho”, afirmou.

As casinhas foram doadas ao Fundo Social pela WestFarm Pet Center e são feitas de material reciclado. Além das casinhas, Roberta destaca que os animais que passarem a noite no abrigo receberão ração e roupas para se proteger do frio – arrecadadas durante a Campanha do Agasalho Pet. “Nada mais apropriado que acolher também o fiel amigo da pessoa em situação de rua”, considerou.

Quem estreou o projeto foi o cão Serelepe, de 15 anos, que passou a noite de ontem (28) no Centro de Acolhida com seu tutor, R.M.P., de 40 anos. Por volta das 21 horas, eles estavam na Av. Pedro Elias, na Vista Alegre, quando foram abordados por uma das equipes do Ceprosom.

Inicialmente, R.M.P. resistiu ser levado ao abrigo, exatamente porque teria que se separar de seu cachorro. “Ele [Serelepe] cuida de mim a noite inteira, não seria justo deixá-lo abandonado na rua”, afirmou. No entanto, após saber das casinhas, ele disse que mudou de ideia e resolveu aceitar o acolhimento. “Foi uma iniciativa bem legal. Estou com Serelepe há 15 anos, desde que ele nasceu”, comentou, enquanto seu cãozinho alimentava-se com um prato de ração.

Betinho Neves também aprovou a iniciativa, ressaltando que ao longo de sua experiência com a população de rua, ficou evidente que muitas pessoas não aceitavam a oferta de abrigo por não poderem levar seus cães. “O prefeito e a primeira-dama estão de parabéns”, afirmou.

SERVIÇO

- O Centro de Acolhida, que é o serviço de referência do município para acolher pessoas em situação de rua, fica na Rua Capitão Bernardes, 144, no Centro, está funcionando 24 horas nesses dias.

- O serviço de abordagem de rua do Ceprosom atende pelo telefone 3446-8333.  Em caso de necessidade, a Defesa Civil também pode ser acionada pelos telefones 199 ou 153.