QUEIMADAS
Prefeitura se reúne com coordenadores e anuncia rigor na fiscalização
27/07/2021 | 17h57
Prefeitura se reúne com coordenadores e anuncia rigor na fiscalização

Em reunião na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Mario Botion anunciou uma campanha de conscientização e maior rigor na fiscalização das queimadas. O encontro foi com os coordenadores do PAM (Plano de Auxílio Mútuo de Limeira), formado por empresas que de forma voluntária disponibilizam suas estruturas e brigadistas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. “Vamos endurecer a fiscalização buscando coibir os focos de incêndio, principalmente neste período de estiagem”, comenta o chefe do Executivo. Além dos membros do PAM, também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Wagner Marchi, e membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Comandante do Corpo de Bombeiros local, Erik Fernandes, também esteve presente.

Botion disse que os órgãos responsáveis vão multar as pessoas que atearem fogo, bem como os proprietários de terrenos na zona urbana que se omitirem na limpeza dos mesmos. Isso aumenta o risco de queimadas. Muitas pessoas têm colocado fogo em terrenos baldios como forma de efetuar a “limpeza” do local. Há também os casos de omissão. “Essas situações serão tratadas com mais rigor, e os autores multados”, disse. As denúncias podem ser feitas através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Nos últimos dias, três focos grandes de incêndio foram constatados no município. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalharam nas regiões do Roland, Rubi e Geada. Neste ano, as estatísticas têm mostrado uma elevação nas ocorrências de incêndio atendidas na cidade. De 1° de abril até 15 de julho, foram atendidos 229 casos de fogo em vegetação. No ano passado, durante a estiagem, foram registradas 208 ocorrências.