ENCONTRO EM SP
Rede Elza Tank busca nova ferramenta de proteção à mulher vítima de violência
14/07/2021 | 22h03
Rede Elza Tank busca nova ferramenta de proteção à mulher vítima de violência

Com o objetivo de colocar Limeira à disposição, por meio da Rede Elza Tank, para ser cidade piloto do programa estadual de implantação da tornozeleira eletrônica como ferramenta de rastreamento de agressores, a vice-prefeita, Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, esteve com o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, na sede da Pasta, em São Paulo. O encontro ocorreu na terça-feira (13).

Erika Tank relata que teve o apoio de Botion para buscar mais esse instrumento de fortalecimento de proteção à mulher. “Ao tomar conhecimento de que o governador do Estado, João Doria, teria assinado o Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça de São Paulo, para viabilizar o uso de tornozeleira eletrônica como medida de proteção às mulheres vítimas de violência, levei minha intenção ao prefeito Mario, que imediatamente aprovou a idéia de oferecer Limeira como cidade piloto para a ação estadual”, relatou.

A vice-prefeita citou ainda que o apoio do Poder Judiciário, por meio do diretor do Fórum, Rilton José Domingues, foi mais um passo importante. “O doutor Rilton mobilizou o Judiciário oficializando a solicitação junto ao Tribunal de Justiça”, cita Erika. Ao tomar conhecimento da mobilização do Executivo juntamente com o Judiciário, o deputado estadual Murilo Felix também ofereceu seu trabalho parlamentar no agendamento da reunião junto ao secretário estadual.

REUNIÃO

Para o fortalecimento da solicitação relativa as tornozeleiras, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, apresentou detalhamento técnico do atendimento e fluxo, utilizado na Rede Elza Tank. Na ocasião, foi entregue relatório detalhado das diretrizes e ferramentas de proteção em funcionamento, como os instrumentos da Patrulha Maria da Penha, Anexo de Violência contra a Mulher no Judiciário, “Botão do Pânico”, Casa da Mulher, lei municipal que garante vagas em creches municipais para mulheres vítimas de violência, atendimento especializado do Serviço 156, Fundo Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, entre outras, de autoria de Erika Tank enquanto vereadora.

Na ocasião da visita, o secretário sinalizou que as informações da Rede Elza Tank serão indicadas à comissão que atua no planejamento do projeto. Também ajudará o fato de outros municípios buscarem o modelo de Limeira nesse tipo de ação.

Estiveram presentes na reunião, o delegado seccional de Limeira, Antonio Luis Tuckumantel, Aucélia, a coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania, Edna Martins, o secretário Executivo de Justiça e Cidadania Pedro Rubez Jeha, além do deputado Murilo Félix.