MEIO AMBIENTE
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de resíduos em áreas verdes
30/06/2021 | 18h12
A Prefeitura de Limeira intensificou o trabalho de fiscalização de descarte irregular de resíduos nas áreas verdes urbanas e rurais. O objetivo é levar educação ambiental à população sobre o descarte adequado, bem como alertar para os riscos à saúde e ao meio ambiente dessa prática incorreta. Colaboram com a iniciativa as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, de Obras e Serviços Públicos e de Segurança Pública e Defesa Civil.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta que o trabalho será contínuo. Nesse primeiro momento, de acordo com ela, a atuação dos fiscais é de orientação. “Em casos de reincidência, ocorre a notificação e até multa”, diz. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está realizando limpezas dessas áreas e instalando placas educativas para descarte adequado. "Estamos reforçando o trabalho de orientação com várias ações. Nesse sentido, é fundamental que a população colabore com a natureza e faça o descarte de forma regular", afirma o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

Simone ainda afirma que o descarte irregular acarreta uma série de problemas para o meio ambiente, como contaminação do solo e da água. O lixo pode atrair animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, além de acumular água da chuva e se tornar foco de proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de doenças como a dengue. “É necessário que toda a população se conscientize da importância do descarte correto dos resíduos e que cada um faça a sua parte”, frisa.

O serviço público de coleta de lixo doméstico atende 100% dos bairros, três vezes na semana. Além disso, a cidade conta com 11 ecopontos, que são espaços adequados para receber resíduos da construção civil, resíduo de poda, móveis e outros materiais inservíveis. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura (limeira.sp.gov.br/ecopontos). Existe, ainda, a Operação Só Cacareco, que realiza a coleta de inservíveis e atende todo o município, seguindo programação que é divulgada semanalmente no site da prefeitura.