Campanha ambiental visa conscientizar e reduzir uso do plástico
30/06/2021 | 18h02
Campanha ambiental visa conscientizar e reduzir uso do plástico

A Prefeitura de Limeira realiza pelo segundo ano a campanha Julho sem Plástico, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de reduzir a geração de resíduos plásticos. A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura desenvolveu materiais educativos que serão divulgados nas redes sociais da prefeitura.

De acordo com a secretária Simone Zambuzi, o plástico contém toxinas que além de poluírem o meio ambiente também trazem prejuízos para a saúde das pessoas e dos animais. “Por esse motivo, é importante reduzir a geração de resíduos plásticos”, afirma. A secretária ainda orienta: “nós precisamos desenvolver novos hábitos sustentáveis, como levar uma sacola de tecido ao mercado para recusar sacola plástica, e ter copos e garrafas de materiais duráveis sempre em mãos, para evitar ao máximo os descartáveis”.

A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, afirma que o conteúdo desenvolvido é interativo e desafia as pessoas a colocarem em prática hábitos mais sustentáveis. “Além de compartilhar informações importantes, queremos, ao longo deste mês de julho, motivar a população a fazer a diferença por meio de ações simples do dia a dia”, diz.

Cada brasileiro produz em média 1 kg de resíduo plástico por semana, sendo que apenas 1,28% desse material é efetivamente reciclado. A média mundial é de 9%. Praticar a coleta seletiva e dar destinação adequada aos materiais é fundamental para evitar poluição ao meio ambiente. Em Limeira, além do projeto Reciclar Solidário, que capacita e dá suporte técnico aos ecocoletores, existe também a coleta seletiva. A programação pode ser consultada no site da prefeitura (limeira.sp.gov.br/coletaseletiva).