Notícias
MEIO AMBIENTE
Encontro Pós Fórum Mundial da Água discute mais rigor na qualidade de recursos hídricos
20/04/2018 | 18h23
Encontro Pós Fórum Mundial da Água discute mais rigor na qualidade de recursos hídricos

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, participou nesta semana de encontro Pós Fórum Mundial da Água. O debate foi promovido pelo Consórcio PCJ, e ocorreu em Rio Claro. Um dos assuntos discutidos foram os parâmetros de enquadramento dos corpos d'água, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Por meio desses parâmetros, são estabelecidas metas de qualidade da água a seremalcançadas ou mantidas de acordo com os usos pretendidos. Por exemplo, usos como o consumo humano, pesca e agricultura exigem enquadramentos superiores, enquanto para navegação e harmonia paisagística, por exemplo, não há restrições.

A proposta do grupo é que as normas fiquem mais rigorosas e que se promova a limpeza e preservação de rios que atualmente apresentam baixa qualidade da água. Se enquadra nesse cenário o Ribeirão Tatu, que corta a área urbana de Limeira. O ribeirão é de Classe 4, e pode ser utilizado somente para navegação e a harmonia paisagística.

ABASTECIMENTO

Limeira é um município privilegiado quando o assunto é água: é amplamente banhado por ribeirões e praticamente autossuficiente no abastecimento de água com rios que nascem das bacias do município. O Ribeirão Pinhal e seus afluentes Pires e Tabajara, que fornecem água para o consumo da população limeirense é de Classe 2. Isso significa que a água é recomendada para consumo após tratamento convencional. Outras destinações possíveis são a proteção das comunidades aquáticas, irrigação e agricultura.

 

Notícias recomendadas para você