SALTO DO LOBO
Prefeitura de Limeira requisita reserva de água de represa para enfrentar estiagem
24/06/2021 | 17h41

Decreto assinado pelo prefeito Mario Botion nesta quinta-feira (24), e que será publicado na edição de sexta-feira (25) do Jornal Oficial do Município, requisita a reserva de água do reservatório da Represa Salto do Lobo, que pertence à Companhia Energética Salto do Lobo Ltda. A medida leva em consideração o período de estiagem, bem como a baixa vazão do sistema Jaguari.

“Estamos agindo de forma preventiva para que seja possível enfrentar essa crise hídrica que se avizinha e essa é uma, entre as demais providências que tomaremos, para minimizar o impacto da falta de água para nossa população. Certamente, esse será um grande desafio para nossa cidade ao longo do segundo semestre. Temos que usar esse recurso natural com sabedoria e cada cidadão pode fazer a sua parte economizando água”, reforça o prefeito Mario Botion.

A requisição visa garantir a reserva técnica de água, ainda que, segundo a BRK Ambiental, concessionária do serviço de água e esgoto de Limeira, não haja prejuízo, neste momento, no abastecimento à população. Contudo, a empresa alerta que os índices de chuvas em todo o Estado de São Paulo apontam para a possibilidade de uma situação de escassez hídrica durante a estiagem, prevista para durar até dezembro.

Além disso, a medida também considera a pandemia de Covid-19, já que a higienização das mãos continua sendo essencial, como medida preventiva. Conforme o decreto, referendado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a reserva de água da represa ficará à disposição para captação pela BRK Ambiental pelo tempo necessário à regularização do serviço de abastecimento.

O documento informa ainda que a empresa proprietária do reservatório será indenizada pelo justo preço e os valores serão pagos pela concessionária.