COMORBIDADES
Saúde de Limeira está atenta a possíveis fraudes relacionadas a atestados falsos
02/06/2021 | 17h14

A Secretaria de Saúde de Limeira faz um alerta à população que está sendo vacinada contra a Covid-19, mais especificamente as pessoas com comorbidades. Com a alta procura desse público pela vacina, a pasta reforça que está atenta a possíveis fraudes em declarações de médicos que atestem determinada comorbidade aos pacientes, a fim de incluí-los nos grupos prioritários. Em Limeira, prática será rigorosamente confrontada.

“Qualquer irregularidade identificada será denunciada ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para que providências sejam tomadas, tanto para o munícipe como para o médico”, reforça o secretário de Saúde, Vitor Santos. Ele explica que as comorbidades são definidas pelo Ministério da Saúde – e podem ser consultadas no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao).

Para o médico, qualquer fraude praticada nesse sentido é “falta de empatia”. “Por egoísmo, as pessoas têm buscado alternativas para burlar os critérios, definidos pelo Ministério da Saúde. As comorbidades aumentam o risco de complicações pela Covid-19, e por isso fazem parte dos grupos prioritários”, destaca Vitor Santos. Em Limeira, pelo menos 78,5% dos óbitos são de pessoas com comorbidades.

O secretário afirmou que há casos que podem caracterizar fraude. “Atestar patologia de paciente que não está sob seus cuidados pode configurar infração ética, conforme os artigos 80, 81 e 92 do Código de Ética Médica. O mais adequado é o paciente procurar o médico que já o acompanha regularmente e que possa atestar corretamente a condição médica de risco”, ressalta.

Segundo o secretário de Saúde, se alguma irregularidade for identificada no momento do procedimento, a pessoa não será vacinada e receberá a orientação quanto ao documento correto a ser apresentado. Além disso, é possível denunciar essa prática pelos telefones 08007763344 ou 3497-3344. Contudo, é preciso informar nome do paciente e do médico. Essas informações são básicas para que a denúncia seja efetivamente apurada.