Contas no combate à pandemia são aprovadas por Conselho de Saúde
31/05/2021 | 17h49
Contas no combate à pandemia são aprovadas por Conselho de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Limeira aprovou na semana passada a prestação de contas no enfrentamento ao coronavírus, relativas ao primeiro quadrimestre de 2021. Sob a presidência do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, a reunião ocorreu de forma semi-presencial no Paço Municipal (Edifício Prada). Além de diretores da Secretaria de Saúde e de conselheiros, houve participação do vereador Everton Ferreira.

O detalhamento dos recursos aplicados tanto na prevenção quanto no atendimento aos pacientes de coronavírus ficou a cargo do diretor de Planejamento e Fundo Municipal da Saúde, Rafael Botteon. Os investimentos da pasta na área foram aprovados pelos conselheiros.

A diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, prestou esclarecimentos sobre o novo mamógrafo digital, que entrou em operação neste mês na Policlínica. Com tecnologia de ponta e imagens de alta qualidade, o aparelho deverá realizar 300 exames por mês.

Outra iniciativa da gestão do prefeito Mario Botion apresentada na reunião foi o Consultório na Rua. Igualmente lançado neste mês, o programa vai levar atendimento de saúde às pessoas em situação de rua. O psicólogo e coordenador do Caps AD, Carlos Alberto Jacintho, fez a explanação da iniciativa, que ainda prevê acolhimento aos usuários de drogas, mediação para encaminhamento à Rede Municipal de Saúde e serviços especializados, coleta de exames, entrega de insumos de proteção à saúde, dispensação de medicamentos e ações preventivas.

Na ocasião, o coordenador forneceu dados sobre as ações desenvolvidas pelo Caps AD – serviço da prefeitura responsável pelo atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

O último item da pauta foi a criação da Comissão do Conselho Local de Saúde, instância que irá acompanhar o trabalho dos sete Conselhos Locais de Saúde do município.

Também participaram da reunião, o diretor de Gestão Administrativa, Hugo Nogueira Luz, a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olívio Dionizio e a diretora de Atenção Primária à Saúde, Faedra Rosada.