Notícias
CONSULTÓRIO NA RUA
Limeira terá programa de saúde para atender população em situação de rua
11/05/2021 | 18h10
Limeira terá programa de saúde para atender população em situação de rua

O prefeito Mario Botion e o secretário de Saúde, Vitor Santos, conferiram na tarde desta terça-feira (11), no Paço Municipal, o veículo que será usado no “Consultório na Rua”. A proposta visa oferecer atendimento de saúde às pessoas em situação de rua. Botion ressaltou que a iniciativa está prevista no plano de governo, como estratégia para fazer a “busca ativa” dessa parcela da população, com drogadição ativa ou não. “Levar atendimento médico e psicossocial a essas pessoas é uma medida importante, para que elas tenham a oportunidade de mudança de vida”, comentou o prefeito. “Esse é o desafio maior desse programa que agora estamos iniciando”, completou. 

O “Consultório na Rua” integra a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e será implantado em Limeira a partir da próxima semana. Dentre as ações, prevê atendimento médico e multidisciplinar; acolhimento de qualidade aos usuários de drogas; mediação no processo de encaminhamento à Rede Municipal de Saúde e serviços especializados; coleta de exames; entrega de insumos de proteção à saúde; e dispensação de medicamentos. Além disso, a iniciativa irá estimular ações de conscientização na área de saúde, visando à prevenção, orientação e encaminhamento para o tratamento do uso de álcool e outras drogas.

Vitor Santos afirmou que o uso de drogas está enraizado no universo dos indivíduos que vivem em situação de rua. E esse contingente, conforme o secretário, geralmente não procura os serviços de saúde. “Com esse programa, pretendemos dar condição mínima de assistência e tratar doenças como tuberculose e sífilis, além de atuar na prevenção à gravidez indesejada, com a dispensação de anticoncepcionais”, frisou. 

A equipe será formada por médico (clínico geral), enfermeira, terapeuta ocupacional e assistente social – profissionais ligados ao Caps AD. O trabalho receberá apoio do Ceprosom, do programa de Saúde da Família, do Samu e da Guarda Civil Municipal (GCM). E ainda, terão à disposição leitos psiquiátricos. 

O “Consultório na Rua” circulará por pontos estratégicos da cidade, dois dias por semana, das 8h às 17h, em um veículo adaptado exclusivamente para esse trabalho. A identificação visual do veículo foi elaborada pela Secretaria de Comunicação Social, de acordo com o padrão pactuado nacionalmente. 

Notícias recomendadas para você