TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Cema passa a atender em nova sede, com trabalho mais abrangente
07/06/2021 | 18h30
Cema passa a atender em nova sede, com trabalho mais abrangente

O Centro de Especialização Municipal do Autista de Limeira (Cema) está de casa nova. Nesta segunda-feira (7), a unidade, que atende 160 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) passa a funcionar na Rua José Cunegundes, 357, no Jd. Vanessa. O novo espaço abriga dez salas, divididas entre salas de aula e salas terapêuticas. Conta, ainda, com uma ampla área externa, onde futuramente poderão ser desenvolvidas demais atividades, como o cultivo de hortaliças.

A nova sede foi projetada no espaço onde funcionava a escola Miguel Queija Gomes, desativada em 2016. O investimento foi de R$ 310 mil e os recursos vieram da própria Administração Municipal. A reforma incluiu o redimensionamento de todos os ambientes, construção de banheiros acessíveis para pessoa com deficiência, edificação de passarela coberta, troca de portas e janelas, instalação de piso e de revestimento novo nas paredes, substituição completa de todas as peças da cozinha e dos banheiros, reparos elétricos e no telhado e pintura. Também foi implantado novo sistema de captação de água pluvial e nova rede de esgoto. Outros R$ 100 mil serão destinados à complementação do mobiliário.

O Cema é referência da Secretaria de Saúde para o atendimento de pessoas com TEA, caracterizado pela dificuldade de comunicação (verbal e não verbal), de socialização e de comportamento (com interesse restrito e movimentos repetitivos). O objetivo do serviço é a promoção da interação social, visando o desenvolvimento de habilidades e competências das pessoas com o TEA, favorecendo a autonomia e independência.

Com as novas instalações, o sistema de trabalho do Cema foi reformulado, tornando-se mais abrangente. Agora, os atendimentos serão realizados de forma individual, com equipe multiprofissional. Para tanto, o Cema ganhou duas terapeutas ocupacionais, três psicólogas, duas fonoaudiólogas, um enfermeiro e um médico.

Esses profissionais se juntarão as 11 estimuladoras pedagógicas que já atuavam na unidade, no treinamento das Atividades de Vida Diária (como uso do banheiro, escovação e treino da alimentação) e Atividades de Vida Prática (treino de rua, cuidados com objetos, preparo de receitas simples). Também será mantido o suporte do Caps e do Ambulatório de Saúde Mental. Toda a equipe será coordenada pela pedagoga formada pela USP, Camila de Paula Rodrigues Mendes, que é servidora da prefeitura há nove anos.

Outra novidade, conforme a diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, é a parceria com a Secretaria de Educação para o “Projeto AME-TEA”, que terá professores de artes e de educação especial, assistente social e educador físico. “O projeto AME-TEA visa preparar os alunos com dificuldade de adaptação à escola regular. Finalizado esse processo, eles serão inseridos na escola regular com os demais alunos”, esclareceu.

Em razão da pandemia de coronavírus, o retorno presencial no novo endereço será opcional. Quem preferir pode seguir com os atendimentos de forma remota ou por meio de visitas domiciliares – estratégias adotadas desde o início da quarentena, no ano passado.

Serviço:

Cema – Projeto AME-TEA