MAIO
Conteúdo virtual da Biblioteca Pedagógica movimenta alunos e professores
05/05/2021 | 13h48
Conteúdo virtual da Biblioteca Pedagógica movimenta alunos e professores

A Biblioteca Pedagógica de Limeira terá neste mês uma programação repleta de atividades lúdicas e pedagógicas. Essas atividades poderão ser acompanhadas virtualmente, pela página da biblioteca no site da Secretaria de Educação (www.smelimeira.com.br). Os conteúdos inserem-se nos Projetos de Leitura Virtual Compartilhada 2021 e estão divididos em quatro temáticas: Valores e Emoções, Origami, Língua Portuguesa e Oficina de reparo de livros.

Segundo a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, a iniciativa busca atender vários segmentos da população com conteúdos para professores e alunos das escolas municipais, assim como, crianças e adultos em geral. “A ideia é oferecer atividades para entreter e agradar a todos, além de possibilitar a apropriação do conhecimento por meio de atividades divertidas”, afirmou.

Confira a programação:

1) Valores e Emoções, disponível na seção “Baú Fantástico da Cá”

A partir de 5/5: Trabalhando a alegria, com base no livro “Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” (Otavio Roth);

A partir de 10/5: Trabalhando a cooperação, com base no livro “Tirrim e Cocoricó” (Sandra Aymone);

A partir de 17/5: Trabalhando a tristeza com base no livro “O monstro das cores” (Anna Llenas);

A partir de 24/5: Trabalhando a bondade com base no livro “O pássaro sem cor” (Luís Norberto Pascoal).

2) Origami: “Arte em Papel”, disponível na seção “Aprenda a Fazer”

A partir de 3/5: Vídeo 1 – História, materiais e bases do Origami;

A partir de 10/5: Vídeo 2 – Origamis com base no formato “pássaro”;

A partir de 17/5: Vídeo 3 – Origamis a partir do formato “fish base”;

A partir de 24/5: Vídeo 4 – Origamis sem base pré-definida.

3) 2ª Semana da Língua Portuguesa

17/5 a 24/5: Jogos On-line de Língua Portuguesa

A proposta é trabalhar a Língua Portuguesa de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. As escolas participantes poderão sugerir sites e atividades, desenvolver novos jogos, assim como, resgatar jogos antigos no ambiente virtual para compor o bloco deste evento.

24/5: Live “Encontro Formativo com a pedagoga e mestre em Educação, Cristiane Boneto”

Início às 18h, com transmissão pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube: www.youtube.com/educacaolimeira

A live será direcionada aos professores da rede municipal de ensino, mas se estenderá aos educadores em geral e a todos os interessados na temática.

4) Oficina: “Reparos em Livros”, disponível na seção “Aprenda a Fazer”

Lançamento em 24/5: Vídeo ensina o passo a passo da técnica de reparo em livros, mostrando pequenas intervenções que possibilitam prolongar a vida útil dos exemplares. Apresenta conceitos básicos sobre conservação e restauro; informações sobre as causas de deterioração; os danos mais comuns; os tipos de reparos; e os cuidados com o manuseio de livros. O conteúdo da oficina é de acesso livre, não requer inscrição.