Reunião discute estação elevatória dos Pires
26/04/2021 | 17h47
Reunião discute estação elevatória dos Pires

Vários órgãos se reuniram nesta tarde (26) para discutir a Estação Elevatória de Esgoto dos Pires. O encontro foi coordenado pelo prefeito Mario Botion, e contou com as presenças da vice-prefeita Erika Tank, da empresa BRK Ambiental, Cetesb, secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, e Obras e Serviços Públicos e representantes da Associação de Amigos do Bairro dos Pires. “Estamos acompanhando a questão há muito tempo, e inclusive cobrando soluções. Muitas delas foram apresentadas nesta reunião”, disse o prefeito. Foi feita uma apresentação das ações realizadas no local pela concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município.

A BRK identificou lançamentos irregulares de água de chuva na rede de esgoto (a causa da reclamação dos moradores), e diante disso adotou uma série de providências. Medidas também foram tomadas pelo Poder Público. “O monitoramento já mostrou isso, e reforçamos pedidos para que ações já tomadas - e outras que virão a ser adotadas - amenizem o problema, e principalmente não venham a poluir o Ribeirão dos Pires”, observa o prefeito Mario Botion.

A reunião serviu para detalhar os serviços executados. Vale reforçar que o monitoramento e a fiscalização do extravasamento de efluentes são de competência da Cetesb, e acompanhados pela prefeitura. “Estamos dialogando constantemente com a associação e verificando de perto quando há ocorrência de extravasamento de esgoto. Isso acontece devido ao lançamento irregular de água de chuva na rede de esgoto”, aponta a vice-prefeita.

Estiveram no encontro a gerente da Cetesb local, Ednéia Parada; da BRK, Rodrigo Dias (diretor operacional), Rogério Lima (gerente operacional) e Vinícius Pertile (administrador contratual), além da secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, e moradores do bairro.